Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
007: Sem Tempo Para Morrer
Há já cinco anos que James Bond deixou o MI6, os serviços secretos britânicos, e se esforça por ter uma vida normal na Jamaica. Mas quando Felix Leiter (Jeffrey Wright), um velho camarada, lhe pede ajuda numa missão de resgate de um importante cientista, ele vê novamente a sua vida virada do avesso. O que parecia uma missão relativamente simples, vai revelar-se uma conspiração em grande escala levada a cabo pelo pouco escrupuloso Safin, um homem determinado a atingir os seus objectivos, mesmo que isso signifique a morte de milhões de pessoas.
Esta 25.ª aventura cinematográfica da mais conhecida personagem criada por Ian Fleming (1908-1964) conta com assinatura de Cary Joji Fukunaga (realizador de “Sem Nome”, “Jane Eyre” ou das séries “Maniac” e “True Detective”), que explora um argumento seu, de Neal Purvis, Robert Wade e Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”). Para além de Craig, na sua quinta aparição enquanto Bond – depois de “Casino Royale” (2006), “Quantum of Solace (2008), “Skyfall” (2012) e “Spectre” (2015) –, o elenco conta ainda com Rami Malek, Ralph Fiennes, Léa Seydoux, Christoph Waltz, Ben Whishaw, Lashana Lynch e Ralph Fiennes, entre outros.
France
France, repórter de guerra e encenadora das suas reportagens no ecrã das televisões francesas, é uma celebridade no mundo do jornalismo. Experiente, dedicada e com um grande ego, ela tem milhares de fãs que a olham com admiração. Mas a obsessão pelo trabalho tem os seus custos, e France raramente gasta o seu tempo (ou emoções), com questões familiares. Mas quando um acidente de viação, do qual resulta um ferido, vem abalar a sua vida e a sua credibilidade, ela vê-se em grandes dificuldades em encontrar um rumo.
Nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um filme escrito e realizado por Bruno Dumont ("Hadewijch", “Fora, Satanás”, “Camille Claudel, 1915”, “O Pequeno Quinquin”, “Ma Loute”). O elenco conta com as actuações de Léa Seydoux, Blanche Gardin, Benjamin Biolay, Emanuele Arioli, Juliane Köhler, Gaëtan Amiel, Jewad Zemmar e Marc Bettinelli.
Coisas de Homens
Durante a década de 1960, Bernard, Rabut, Février e outros jovens soldados como eles, foram enviados para defender os interesses de França na Argélia, cujo povo lutava pela independência. Ali, eles testemunharam coisas terríveis, sobre as quais nunca tiveram coragem de falar e que, durante décadas, foram reprimidas nas suas mentes e corações. Mas quando uma situação inesperada faz despertar memórias antigas, parece que são novamente transportados para o passado.
Baseado no romance homónimo de Laurent Mauvignie, um drama de guerra assinado por Lucas Belvaux, o autor da trilogia "Um Casal Encantador", "Em Fuga" e "Depois da Vida" e de “Esta Terra é Nossa”. Gérard Depardieu, Catherine Frot, Jean-Pierre Darroussin, Yoann Zimmer, Félix Kysyl, Édouard Sulplice dão vida às personagens.