Durante mais de três meses, quatro equipas de crianças e jovens brilhantes dos EUA, Suécia, Japão e Nigéria colaboraram apesar dos diferentes fuso-horários e barreiras linguísticas através de chamadas de vídeo para resolver um desafio de proporções incríveis – seria possível mover o maior transportador do mundo, um Volvo A60 Articulated Hauler, por 50 metros, usando apenas elementos LEGO® Technic™?
O desafio foi lançado por especialistas em engenharia do Grupo LEGO e da Volvo para incentivar as equipas, formadas por jovens estudantes de equipas de FIRST® LEGO® League, a continuarem a colaborar e a inspirar-se mutuamente a desenvolverem as suas competências e confiança STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, matemática), apesar de não poderem reunir-se pessoalmente.
Como um programa global de robótica preparando os estudantes para carreiras STEM no mundo real, a FIRST LEGO League todos os anos reúne jovens fãs de codificação para conhecer, competir e desenvolver as suas habilidades STEM através de desafios de aprendizagem, mas esta foi a primeira vez que as crianças que participam tinham sido incumbidas de resolver um problema quando separados por 30.000 quilómetros.
A cada equipa foi enviada a versão LEGO Technic de 2.193 peças do transportador, o set LEGO® Technic™ 6x6 Volvo Articulated Hauler e dado três meses para trabalhar em conjunto para encontrar uma maneira de construir um protótipo forte o suficiente para mover a máquina de 43.000kg, apenas com os elementos LEGO incluídos no set.
As equipas trabalharam depressa, pois precisavam de criar uma força de tração de 10.000 newtons para mover o transportador e passaram centenas de horas a trabalhar no desenvolvimento, apresentação e refinação de uma solução protótipo para como mover “a besta”. Depois de horas de deliberação e resolução de problemas além-fronteiras, as crianças enviaram plantas e instruções precisas aos engenheiros da fábrica lego que trouxeram os seus planos à vida.
As quatro equipas assistiram nervosamente através do livestream enquanto os engenheiros do centro de testes do Grupo LEGO em Kladno (Républica Checa) montaram tudo e puseram em funcionamento os sistemas. Depois de a sua primeira tentativa de desafio ter sido abandonada depois de um incêndio ter deflagrado, enviando os jovens génios de volta ao tabuleiro de desenho, as equipas sustiveram a respiração à medida que todos os 728.168 elementos lego Technic usados começaram a rodopiar, enviando sinais para 1.920 motores LEGO Technic Control+ XL – e lenta, mas seguramente, as rodas começaram a mover-se – demorando apenas 30 minutos a cruzar a pista dos 50m.
"É alucinante que as crianças tão cedo na sua jornada de engenharia conseguiram não só solucionar uma tarefa de engenharia tão complexa, mas fazê-lo tão bem. Tivemos que colocar mais 45 toneladas de pedras dentro do transportador para torná-lo mais um desafio! Os motores do LEGO Technic 6x6 Volvo Articulated Hauler pesam cerca de 3,62 kg, mas o transportador pesa 11.000 vezes mais do que este. Mesmo com os meus 20 anos de experiência, sentir-me-ia atordoado com a tarefa que teria em mãos." Disse Libor Udržal, Master Builder e Engenheiro do Grupo LEGO.
"As crianças mostraram uma incrível resiliência e tenacidade. Apesar dos seus planos se terem transformado em cinzas, na primeira tentativa, as equipas mostraram que com colaboração, trabalho em equipa e uma boa dose de criatividade, pode sempre encontrar uma maneira de ter sucesso. Estaria a mentir se dissesse que não me emocionei com o orgulho e a alegria que se podia ver das equipas quando se aperceberam que o seu trabalho árduo tinha compensado", disse Frida Jönsson, designer da VOLVO.
Durante o desafio, os jovens engenheiros foram emparelhados com designers e especialistas em engenharia do Grupo LEGO e da VOLVO para orientá-los através do desafio, apoiar o seu desenvolvimento STEM e encorajá-los a usar a sua criatividade ilimitada, para superar desafios que pareciam insuperáveis.
"Uma das coisas mais importantes que aprendi foi que se pode conseguir muito mais do que as pessoas esperariam, especialmente quando se trabalha com pessoas diferentes com as ideias certas e acho muito fixe termos conseguido completar este desafio. Este projeto ajuda a mostrar que tenho a capacidade de trabalhar com outras pessoas e criar coisas que tornem possíveis conceitos impossíveis." - Maya, Primeiro Estudante da Liga LEGO
A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores do futuro e ajudá-los a trabalhar capacidades que lhes serão úteis para toda a vida, através da brincadeira. Uma investigação do Grupo LEGO concluiu que mais de 8 em cada 10 pais (83%) acham que as competências tecnológicas estarão entre as principais que os empregadores irão procurar no futuro. Há mais de duas décadas que o Grupo LEGO tem ajudado as crianças a desenvolver habilidades STEM e confiança de forma divertida e lúdica com produtos como a gama LEGO Technic Control+, LEGO MINDSTORMS® e LEGO DUPLO® Coding Express projetado para crianças de diferentes idades e graus de desenvolvimento.
A gama LEGO Technic Control+ ajuda crianças com mais de 11 anos a construir alguns dos seus veículos favoritos para serem verdadeiros usando elementos LEGO Technic. A aplicação LEGO Technic Control+ de fácil utilização espelha então os controlos do cockpit do veículo para proporcionar uma experiência de jogo totalmente imersiva que ajuda as crianças a aprender como os veículos reais funcionam.
Curiosidades:
• 728.168 elementos LEGO Technic utilizados
• 1920 Control+ MOTORES XL utilizados
• 100 toneladas de Volvo A60 Articulated Hauler
• Objetivo de 50m de mover o Volvo A60 Articulated Hauler
• 2000 horas de construção na Fábrica LEGO
• 10.000 newtons usados para puxar o Volvo A60 Articulated Hauler
• 80 plataformas utilizadas