“Pode Tentar”, o primeiro single da carreira de Maninho, é uma das canções deste Verão e foi agora certificado Single de Ouro, pouco mais de 3 meses após o seu lançamento.
A canção anda na boca de toda a gente e chegou mesmo aos lugares mais altos de várias tabelas como a do Shazam onde foi terceiro e ainda permanece em sexto, #11 do Spotify, #15 no top semanal nacional de singles, #16 na tabelas das mais ouvidas na rádio, e na plataforma YouTube já tem quase 2 milhões de visualizações.
A contagiante canção, tem letra de Maninho e a música é fruto da colaboração de Maninho, Sebastian Crayn e Daus (panela rec). A produção é de Sebastian Crayn e Daus (panela rec) e mistura e masterização de Pedro Villas Silva.
O vídeo é um espelho dessa energia contagiante que esta música tem e contou com a realização e direcção de fotografia de Jihad Kawaji.
Nascido no Brasil, Maninho (A.K.A. Phelipe Ferreira) encontra-se a viver em Portugal há vários anos onde se afirmou, apesar da sua juventude, como um dos melhores guitarristas no nosso país, tocando, entre outros, com artistas como Mariza, Héber Marques ou Bárbara Bandeira.
Nos últimos meses, já em contexto de pandemia, e depois de uns anos apenas como instrumentista (onde assina com o nome de nascença Phelipe Ferreira), Maninho, longe de imaginar o que estava para acontecer, experimenta cantar alguns temas. O resultado foi tão entusiasmante que, em poucos dias, juntou-se com compositores e produtor em estúdio para começar a trabalhar nos primeiros temas.
“Foi tudo tão rápido! Num dia estava a experimentar cantar, passadas semanas estava em estúdio a gravar e não passaram três meses até assinar com a Warner. Há muitos anos que partilho o palco ou o estúdio com grandes artistas, o que tem sido uma escola e um privilégio enorme. Agora estou desejoso que as minhas músicas cheguem às pessoas e que eu possa apresentá-las ao vivo.” conta Maninho.