segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Museu do Oriente para ver e ouvir


Para encerrar Setembro da melhor forma, o Museu do Oriente sugere duas iniciativas para todos os que procuram um programa cultural gratuito: um concerto de um jovem quarteto de saxofones e um dia de visita livre às várias exposições do Museu.

Os Ensemble Maat são a banda sonora do Museu do Oriente no dia 23 de Setembro, quinta-feira, a partir das 19.00. A residir em Amesterdão, este quarteto de saxofones 100% português distingue-se por uma paixão fervilhante pela música de câmara e pelo companheirismo entre os membros. O programa deste concerto, dedicado a obras modernas e contemporâneas, inclui composições dos portugueses Nuno Lobo e Luís Tinoco.

Ensemble Maat foram distinguidos com o Prémio Jovens Músicos (2018), o prémio de música clássica de maior prestígio em Portugal, Storioni International Competition (2019) e finalistas do Grachten Festival Competition. O grupo composto por Daniel Ferreira (Saxofone Soprano), Catarina Gomes (Saxofone Alto), Pedro Silva (Saxofone Tenor) e Mafalda Oliveira (Saxofone Barítono) intitulou-se de acordo com o duplo significado de “Maat”: para além de ser um icónico edifício na cidade de Lisboa, a palavra Maat significa companheirismo em holandês.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado, durante o dia 24 de Setembro, sexta-feira, o Museu do Oriente convida a visitar gratuitamente as exposições “A Vez das Deusas”, “Bright as Silver, White as Snow”, “Histórias de um Império”, “Presença Portuguesa na Ásia” e “A Ópera Chinesa”. Encontram-se também disponíveis visitas comentadas no canal de YouTube do Museu do Oriente.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia que celebram o Património, a Natureza, a Arte e o Lazer através de espetáculos culturais e artísticos em vários locais das cidades.