quinta-feira, 6 de julho de 2017

Estreias de cinema de 6 de Julho de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Homem-Aranha: Regresso a Casa

Depois da sua experiência na equipa de Vingadores (que pudemos ver no filme "Capitão América: Guerra Civil"), o jovem Peter Parker regressa a casa. Com alguma dificuldade em distanciar-se das aventuras vividas com os super-heróis e encarar a relativa normalidade do seu dia-a-dia, vai lutando contra o crime nas proximidades, ajudando os vizinhos a enfrentar os seus problemas com os marginais. É então que, ao deparar-se com o terrível Vulture, encontra a oportunidade por que esperava para provar a Tony Stark, seu mentor, que é muito mais do que um adolescente com superpoderes e que, pela sua coragem e determinação, merece um lugar na equipa de Vingadores. O problema é que a tarefa se revela muito mais difícil do que ele próprio poderia calcular…
Sexto filme da saga "Homem-Aranha" pela Columbia Pictures, um filme de acção e aventura baseado na popular série de banda desenhada da Marvel, criada por Stan Lee e publicada pela primeira vez em 1962. A realização fica a cargo de Jon Watts, segundo um argumento co-escrito com Jonathan Goldstein, John Francis Daley, Christopher Ford, Chris McKenna e Erik Sommers. O elenco é composto por Tom Holland, Michael Keaton, Jon Favreau, Gwyneth Paltrow, Zendaya, Donald Glover, Tyne Daly, Marisa Tomei e Robert Downey Jr. 



A Vida Em Espera

Howard Wakefield sabe que tem uma vida privilegiada: um bom emprego, uma dispendiosa casa nos subúrbios e uma família que o espera todos os dias. Mas está a atravessar uma grave crise existencial e não consegue evitar um profundo sentimento de desprezo pela sua existência e tudo o que o rodeia. Um dia, esconde-se no sótão. Durante meses, sobrevivendo do pouco que consegue encontrar nos caixotes do lixo em algumas escapadelas nocturnas, ele ali fica, observando a mulher, os vizinhos e o passar das estações. Durante todo esse tempo, faz uma reflexão pessoal sobre o conceito de família, de casamento e da própria identidade…
Baseado no conto homónimo de E. L. Doctorow (1931- 2015), um filme dramático escrito e realizado por Robin Swicord. Com Bryan Cranston (o famoso protagonista da série "Breaking Bad" e, mais recentemente, de "Infiltrado") no papel de Wakefield, o filme conta também com os actores Jennifer Garner, Beverly D'Angelo, Jason O'Mara e Ian Anthony Dale. 



Adeus Índia

O termo "Índia britânica" é a denominação para o domínio colonial do Império Britânico sobre o subcontinente indiano, que inclui a Índia, Paquistão, Bangladesh (ex-Paquistão Oriental) e Mianmar (anteriormente denominado Birmânia). Temporalmente, corresponde ao período entre 1858 – quando os direitos da Companhia Britânica das Índias Orientais foram transferidos para a coroa britânica –, e 1947, o ano em que o Reino Unido passou a soberania do território para os recém-criados Índia e Paquistão. Neste ano, Lord Mountbatten, último vice-rei da Índia, é designado para supervisionar a transição da Índia britânica para a independência. Apesar das boas intenções e dos esforços para simplificar todo o processo, é apanhado no meio de um jogo político que criará inúmeros conflitos e contestações, tornando a tarefa quase impossível.
Um drama histórico sobre um momento particularmente controverso da História da Grã-Bretanha, realizado por Gurinder Chadha ("Joga Como Beckham", "A Noiva Indecisa") segundo um argumento seu, de Paul Mayeda Berges (o marido) e de Moira Buffini. O elenco inclui Hugh Bonneville (o patriarca da família Crawley na série "Downton Abbey"), Gillian Anderson, Manish Dayal, Huma Qureshi e Michael Gambon.