O ciclo de fado no Casino Estoril prossegue, na próxima Quarta-Feira, 19 de Julho, a partir das 22 horas, com Beatriz e Buba Espinho. Os fadistas estreiam-se no Lounge D, sendo acompanhados por Diogo Lucena Quadros e Bernardo Romão, nas guitarras, e Luis Roquette, na viola. A entrada é livre.
Beatriz
Beatriz nasceu em Coimbra num luminoso dia de Primavera. Ao longo do seu excecional percurso escolar teve várias oportunidades de fazer o que a deixa mais feliz: cantar. A predileção pelo canto foi sempre apoiada pelo núcleo familiar mais próximo: o irmão (que lhe escolheu o nome), o pai, nascido em Angola, e que desde cedo lhe incutiu o gosto pelos sons e cores de África, a mãe, professora, responsável pelo amor que Beatriz dedica ao Fado e à língua Portuguesa.
Os álbuns de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo, entre outros, foram a banda sonora da infância de Beatriz, apesar de escutar e apreciar outros géneros musicais. Quando viu reunidas as condições para gravar o seu álbum de estreia, Beatriz escolheu registar alguns dos temas que lhe marcaram os seus, ainda, verdes anos. Escolheu o produtor e pianista Pablo Lapidusas para orientar musicalmente este primeiro passo discográfico. Pablo selecionou os músicos Guilherme Banza (guitarra portuguesa), Nélson Aleixo (viola) e Gustavo Roriz (contrabaixo), tendo composto a música para os dois temas originais, ambos com letras da autoria de Beatriz.
Buba Espinho
Buba Espinho tem 21 anos de idade, um percurso musical e artístico que passa pela relação estreita com os dois patrimónios musicais portugueses reconhecidos pela UNESCO: o fado e o cante alentejano. No cante representou grupos como Adiafa, A Moda Mãe, Os Bubedanas, Mestre Cante e Há Lobos Sem Ser na Serra. Participou também, como convidado especial em espectáculos de Rui Veloso, António Zambujo, Ricardo Ribeiro, Celina da Piedade, Júlio Resende.
Em 2016, assumindo já o seu lugar como fadista, venceu a Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior no Coliseu dos Recreios, tornando-se numa das novas promessas da nova geração fadista, já tendo passado pelas mais icónicas casas de Fado da cidade de Lisboa. Buba Espinho tem um futuro promissor pela frente e já colaborou com grandes artistas nacionais, como: Rui Veloso, António Zambujo ou Janita Salomé.
As noites de fado continuam em destaque no Lounge D com um ciclo de actuações a não perder. O público poderá assistir, às Quartas-Feiras, a partir das 22 horas, a uma diversificada série de actuações. No próximo dia 26 de Julho, sobe ao palco o trio Fado Marialva.