quinta-feira, 6 de julho de 2017

Festival Caixa Alfama'17


A quinta edição do Festival Caixa Alfama está a caminho. Dias 15 e 16 de Setembro, o grande festival de Fado está de regresso a Lisboa para mais dois dias em que a nossa música vai ser a grande protagonista. Ao longo de 4 edições, o Largo das Alcaçarias recebeu um dos palcos mais concorridos do Festival e o cartaz de 2017 garante novamente lotação cheia.. O Palco Ermelinda Freitas situado neste Largo, apresenta um cartaz irresistível, com destaque para o regresso de uma das vozes mais originais do Fado nos últimos vinte anos: Paulo Bragança.

No primeiro dia de festival, dia 15, o Largo das Alcaçarias recebe o talento de Diogo Clemente. Compositor, músico e produtor, é o homem por detrás de muitos projetos de sucesso ligados ao Fado. Num espetáculo exclusivo para o Festival Caixa Alfama, o músico mostra agora a sua faceta enquanto “cantautor”. Assumindo uma sonoridade muito sua, fará um passeio entre temas seus, inéditos e revisitados, e as suas influências. É um concerto intimista com muitas histórias para contar.
No mesmo dia, também o fadista Miguel Ramos sobe ao palco. Após uma vida de Fado, editou em 2017 o seu álbum de estreia: “Aqui na Alma”. Espera-se uma viagem entre o repertório do álbum e os Fados que fizeram parte do seu percurso na Alfama de toda a vida, onde cresceu e aprendeu com o bairro.

No dia 16, um dos principais ativos, não só deste Palco, mas do cartaz do Festival: Paulo Bragança. Depois de uma longa ausência de Portugal e de vários anos pela Europa, o Fadista está de regresso e vai trazer ao Caixa Alfama as primeiras novidades de um novo disco, preparado para sair no final de setembro. Na década de 90, Paulo Bragança foi apelidado pela imprensa internacional de “fadista punk” e é, ainda hoje, um dos rostos mais identificativos de uma nova fase da história do Fado.

Ainda no mesmo dia, outras sonoridades passam pelo Palco Ermelinda Freitas para namorar com o Fado. O Edu Miranda Trio – Edu Miranda, Tuniko Goulart e Negry Goulart – traz-nos o chorinho, o samba, o baião, o forró e o maracatu, ritmos que se preparam para juntar ao Fado, num espetáculo marcado pelo virtuosismo e boa disposição.         
   
Mas neste dia, o Palco Ermelinda Freitas não se fica por aqui e receberá ainda o génio do pianista Júlio Resende. “Fado Ensemble” é um projeto concebido por Júlio Resende para o Festival Caixa Alfama, multiplicando as possibilidades musicais do Fado a partir do piano, contrabaixo, bateria e percussões. E às vezes, de surpresa, como no destino, aparecem convidados para se juntar à festa.