quinta-feira, 6 de julho de 2017

"Serenata à Chuva" encanta Parque de Monserrate no próximo sábado à noite


O ciclo de cinema “Esplendor na Relva”, promovido pela Parques de Sintra e com programação do cineasta João Mário Grilo, apresenta no dia 8 de Julho, às 21h30, “Serenata à Chuva”. Realizado por Gene Kelly e Stanley Donen, esta obra-prima é uma referência mundial no género musical.

Memorável e intemporal, “Serenata à Chuva” tem como pano de fundo o ano de 1927, no qual o aparecimento do cinema sonoro obriga os produtores de um estúdio a transformar um filme de “capa e espada”, que estava em rodagem, num musical. E se alguns atores souberam preparar-se para os novos desafios do sonoro, outros não tinham voz nem dicção que lhes permitisse continuar a ser vedetas.  

“Serenata à Chuva” olha o cinema de dentro com um relato romântico da transição do mudo para o sonoro. Protagonizado por Gene Kelly, Debby Reynolds e Donald O’Connor, “Serenata à Chuva” ocupa a primeira posição na lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, do American Film Institute (AFI).

O ciclo de cinema “Esplendor na Relva” decorre até 22 de Julho no Parque e Palácio de Monserrate, em Sintra. São 12 obras-primas da história do cinema para ver, muitas delas à noite e ao ar livre, uma experiência única que coloca a atmosfera dos filmes a fundir-se com o cenário natural da serra de Sintra.

Seja no auditório do Palácio de Monserrate, seja nos jardins (numa tela gigante, tendo o relvado como plateia e um autêntico anfiteatro natural), este ciclo acrescenta novas dimensões ao conceito de “ir ao cinema”.