sexta-feira, 16 de abril de 2021

Dez Césares: De Augusto a Trajano


Dez Césares – volume I: De Augusto a Trajano é o primeiro livro, publicado em Portugal, do especialista em história militar do mundo antigo e professor na Universidade Cornell Barry Strauss. 
Segundo o Wall Street Journal, esta é «uma história da Roma Antiga excecionalmente acessível, com capítulos que se leem como um guião d’A Guerra dos Tronos. Barry Strauss é o melhor académico do mundo antigo a escrever nos dias de hoje para o leitor comum.» 

Neste livro é-nos contada a história do Império Romano através das vidas dos seus mais importantes imperadores, de Augusto a Trajano. Contudo, esta história é também um retrato das mulheres mais poderosas da época pois o poder das mulheres na Roma Antiga não era menos real por ter de ser escondido. 

«Os imperadores romanos geriam um dos negócios familiares mais bem-sucedidos da história, e um dos mais paradoxais. De modo a concentrar o poder em mãos de confiança, a família imperial fez pleno uso dos seus elementos, incluindo as mulheres. Em virtude disso, as mães, as mulheres, as filhas, as irmãs e as amantes desfrutaram daquilo que alguns poderão considerar uma surpreendente quantidade de poder. No entanto, era por vezes uma família infeliz, sendo comuns os casamentos forçados e frequentes os conflitos internos e os assassínios. Além disso, tratava-se de uma família cuja definição era vaga e flexível. Foram mais os imperadores que chegaram ao trono por adoção do que por herança do seu pai, e muitos tomaram o poder por meio de uma guerra civil.»

Sinopse

Durante três séculos e meio, o Império Romano cresceu em esplendor e extensão, e acabou por perder ambos. As transformações geográficas, étnicas, religiosas e culturais sofridas durante estes 350 anos foram tão grandes que Augusto, o seu primeiro imperador, não teria reconhecido o território que Constantino veio a governar. 

Dez Césares - Volume I: De Augusto a Trajano cobre mais de um século e meio de história, desde a extinção da República, em 44 a.C., aos últimos dias de Trajano, em 117 d.C. São cinco os imperadores aqui retratados: Augusto, Tibério, Nero, Vespasiano e Trajano, mas esta história é também um retrato das mulheres mais poderosas da época. De Lívia, mulher de Augusto, passando por Agripina, mãe de Nero, e Antónia Cénis, que se diz ter sido amante de Vespasiano, o poder das mulheres na Roma Antiga não era menos real por ter de ser escondido. 

Dez Césares - Volume I: De Augusto a Trajano torna a história antiga próxima e vívida, explorando em detalhe as qualidades e os defeitos dos grandes vultos que protagonizaram as conquistas e as derrotas do Império Romano. Esta é a história de um império que chegou a estender-se da atual Bretanha ao Iraque e cuja influência continua viva hoje, na arquitetura, na Lei, na arte, na filosofia.

Sobre o Autor

Barry Strauss é especialista em história militar do mundo antigo, consultor, historiador naval e militar, editor da Turning Points in Ancient History (Princeton University Press) e professor na Universidade Cornell. Autor de vários bestsellers, este é o seu primeiro livro publicado em Portugal.