O novo Mercedes-EQ Lounge na Nazaré, é um projeto focado na sustentabilidade, uma das atuais prioridades da Marca, com uma forte ligação ao Oceano e que permite dar continuidade à presença da Mercedes-Benz no Surf de Grandes Ondas. O novo espaço nacional é 100% sustentável e destinado não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da Marca.
O surf é considerado um desporto global em expansão, uma forma de viver o intitulado Modern Luxury. No mundo, existem mais de 35 milhões de surfistas, o que representa um crescimento de 50% nos últimos dez anos.
Em Portugal, a Nazaré é o único local para surf de grandes ondas, um desporto de equipa, cujo público vai desde os 8 aos 80 anos. A Mercedes-Benz é atualmente reconhecida pela sua presença no surf de grandes ondas, que assenta em valores como perseverança, excelência, resiliência, fraternidade, coragem e desempenho.
Neste novo projeto, o Mercedes-EQ Lounge, Reciclar e Reutilizar foram palavras de ordem, conceitos sempre presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração. Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.
Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade. A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais. De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas - águas estas produzidas pelo edifício.
O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que se assumem como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2.
O caminho para a neutralidade carbónica coloca um conjunto significativo de desafios e oportunidades à sociedade. A transição para uma economia neutra em carbono é uma das grandes preocupações da Mercedes-Benz. No novo Mercedes-EQ Lounge é possível observar todo o circuito elétrico proveniente da reutilização de uma bateria de uma das primeiras unidades do modelo Classe B 100% elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.
O Mercedes-EQ Lounge é um espaço de debate, de conversas e de experiências, onde são abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular, a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável. O novo espaço tem um caráter multifuncional, que permite receber eventos exclusivos da marca (12 a 50 pessoas) no interior do edifício e de maior dimensão, até mais de 500 pessoas no seu exterior.
Mercedes-Benz na Nazaré: uma história de sucessos
A Nazaré, conhecida como uma terra piscatória típica portuguesa, tem sido nos últimos 10 anos palco mundial de Grandes Ondas, que a tornaram uma das maiores atrações para surfistas de todo o mundo. Desde 2011, altura em que Garrett McNamara alcançou o record no Guinness World Records, que a Praia do Norte na Nazaré recebe eventos de caráter mundial, sendo noticiada em todo o mundo.
A Mercedes-Benz aposta também há 10 anos no Surf de Grandes Ondas –o MBoard Project, o Mercedes-AMG Red Chargers, ou até mesmo a onda surfada no Rio Tejo pelo embaixador internacional da Marca, Garrett McNamara, têm marcado e ilustrado o percurso de sucesso deste projeto.
Desde 2016 foram já realizadas cerca de 500 experiências exclusivas destinadas a clientes, concessionários, jornalistas e parceiros, tendo o espaço da Mercedes-Benz na Nazaré sido também o local escolhido para a primeira convenção mundial de Embaixadores Mercedes-Benz.
Estratégia de sustentabilidade: Ambition 2039
No âmbito da sua iniciativa "Ambition 2039", a Mercedes-Benz trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, a empresa pretende que mais de 50 % dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas - incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
Depois do EQA, lançado em abril, com o EQS, o EQB e o EQE, irão ocorrer mais três apresentações mundiais de modelos da marca Mercedes-EQ em 2021 que irão alargar a gama de veículos totalmente elétricos da Mercedes-Benz Cars para seis unidades. A empresa irá também continuar a expandir a sua ampla e atrativa gama de produtos xEV através do lançamento de um total de 30 versões híbridas plug-in até ao final de 2021.