A partir de setembro, o mestrado integrado de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto terá uma nova cadeira, a de Introdução à Poesia — que será lecionada pelo escritor (e também médico) João Luís Barreto Guimarães, autor de Movimento, Nómada ou O Tempo Avança por Sílabas, publicados pela Quetzal.
A cadeira de Introdução à Poesia será opcional e incluída no currículo do 1.º semestre do 2.º ano do curso, com um plano de 14 aulas de 2 horas (28 horas). O objetivo é aproximar os alunos da poesia, familiarizando os futuros médicos com a leitura de autores e textos contemporâneos — não apenas do cânone nacional e internacional, mas também poemas de temática médica, como por exemplo anatomia, doença, tratamento, hospitais, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma educação humanística e humanista dos alunos de Medicina.
João Luís Barreto Guimarães foi no mês passado distinguido nos EUA com o Willow Run Poetry Book Award pelo seu livro de poemas Mediterrâneo, publicado em Portugal em 2016, que também recebeu o Prémio António Ramos Rosa em 2017. Em 2020, ano em que Nómada foi anunciado como o primeiro vencedor de sempre do Prémio Literário Armando da Silva Carvalho, a Quetzal publicou Movimento, a sua mais recente recolha de poesia, depois da antologia O Tempo Avança por Sílabas, de 2019.