terça-feira, 13 de abril de 2021

Revistas que descodificam a História no Museu da Farmácia


A décima tertúlia online “À conversa com…”, organizada pelo Museu da Farmácia, intitulada “Revistas que Descodificam a História”, vai decorrer no próximo dia 16 de Abril, às 18 horas, e conta com transmissão em direto na página de Facebook do Museu.

A conversa vai discorrer sobre o papel das revistas JN História, National Geographic Portugal e Visão História na divulgação do conhecimento sobre a História e Ciência, nas suas diferentes abrangências, salientando a vida do Homem ao longo dos tempos. «Estas revistas conseguem descodificar o conhecimento científico, tornando os temas históricos atrativos e acessíveis a muitos públicos não especialistas que, de outra forma, deles se manteriam apartados», afirma João Neto, diretor do Museu da Farmácia. A tertúlia vai também captar a perceção que os editores têm sobre o impacto que as suas publicações têm nos leitores e as dificuldades e sucessos na transmissão deste tipo de enriquecimento cultural. De referir que o Museu da Farmácia e o seu espólio já foi tema das três revistas.

João Neto é o moderador desta conversa, em que participa Pedro Olavo Simões, jornalista e coordenador editorial da revista Jornal de Notícias História; Cláudia Lobo, jornalista e diretora das revistas Visão História e Visão Júnior; e Gonçalo Pereira Rosa, jornalista e diretor da revista National Geographic Portugal.

O Museu da Farmácia tem dinamizado, desde janeiro do corrente ano, um conjunto de tertúlias, em formato digital, via Facebook, e que já abordaram temas como: “O Holocausto e as Coleções em Portugal”, "A Ciência dos Descobrimentos e os Descobrimentos da Ciência”, "Quando os Ossos Contam Histórias", “Cosme e Damião – Saúde, Religião e Futebol", "Geopolítica e Farmácia no Oriente”, "O Egito na Literatura e Vida de Eça de Queiroz", “Missões Humanitárias – Histórias que Mudam Vidas”, “Sherlock Holmes - A Época e a Ciência” e “Exploradores e Literatura de Viagens”.