Portugal e a China, a história, a cultura e as relações entre os dois países, são dadas a conhecer em “Seis histórias. Portugal e a China (séculos XVI-XVIII)”, o curso online que o Museu do Oriente organiza, aos sábados, a partir de 24 de Abril.
Em seis sessões, são exploradas as dimensões do relacionamento entre a China e Portugal no período moderno, correspondente às dinastias Ming e Qing. Os vestígios documentais em arquivos, os primeiros estudos da língua chinesa pelos portugueses, a circulação de objectos, de produtos e de conhecimento, assim como a produção de livros sobre a China, são algumas das questões analisadas, que oferecem a espessura histórica de um relacionamento de longa duração.
Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Costa Gomes, Isabel Murta Pina, João Teles e Cunha, Luís Ribeiro e Maria João Pereira Coutinho são os historiadores que orientam as sessões, para partilharem a sua visão sobre o tema.
O curso realiza-se em formato online, transmitido em tempo real através da plataforma Zoom. É necessária inscrição, através de museudooriente.pt.
“Seis histórias. Portugal e a China (séculos XVI-XVIII)”
Curso Online
24 Abril, 8, 15, 22, 29 Maio e 5 Junho
Horário: 10.00-13.00
Preço: 90 €
Participantes: mín. 20
PROGRAMA
1.ª sessão | 24 Abril
“Cousas da China” (Res Sinicae): uma história com documentos (Arnaldo do Espírito Santo e Cristina Costa Gomes)
2.ª sessão | 8 Maio
O desafio da língua. Aprender chinês nos séculos XVI-XVIII (Cristina Costa Gomes e Isabel Murta Pina)
3.ª sessão | 15 Maio
"Brincos para o Imperador". Peças e artistas europeus para uma história da cultura material na China Qing (João Teles e Cunha e Maria João Pereira Coutinho)
4.ª sessão | 22 Maio
A China em livros: dois autores, duas obras - Álvaro Semedo e António de Gouveia (Cristina Costa Gomes e Isabel Murta Pina)
5.ª sessão | 29 Maio
Os céus do Oriente: a transmissão de conhecimento astronómico europeu na China (Luís Ribeiro)
6.ª sessão | 5 Junho
"Gastar à cristão da barba longa". Objectos e produtos da cultura material chinesa para Portugal na Idade Moderna (João Teles e Cunha e Maria João Pereira Coutinho