“Viver mais e melhor”, série documental que o Odisseia emite em exclusivo, segue o Dr. Sanjay Gupta, multipremiado jornalista e neurocirurgião, nomeado como uma das 10 celebridades mais influentes pela revista Forbes e vencedor de vários prémios Emmy, na sua viagem à volta do mundo à procura dos segredos para desfrutar de uma vida mais longa, saudável e feliz.
Da misteriosa tribo Tsimané, na Amazónia boliviana, que tem os corações mais saudáveis, ao estilo de vida italiano que se foca na comida, na fé e na família, em cada um dos seis episódios de 60 minutos, o Odisseia visita um país diferente, revelando até 12 de maio, as mais surpreendentes e iluminadoras descobertas sobre o que significa estar vivo.
Índia, Itália, Turquia, Japão, Bolívia e Noruega são os seis países que semanalmente, todas as quartas-feiras, às 22h30 irão abrir as suas portas ao anfitrião, Dr. Sanjay Gupta e revelar os segredos da longevidade e da juventude nesta série documental produzida pela Part2Picture, vencedores de um Emmy.
O neurocirurgião Sanjay Gupta é conhecido pelas suas muitas presenças na televisão, em programas sobre temas relacionados com a saúde, é o principal correspondente médico e apresentador do programa da CNN “Sanjay Gupta MD”, vencedor de vários prémios Emmy®. É ainda um colaborador frequente de outros programas da CNN como “American Morning”, “Larry King Live” e “Anderson Cooper 360°”, publica uma coluna na revista Time e é autor de vários livros de grande êxito de vendas como “Chasing Life” e “Cheating Death”. Foi um dos 15 bolseiros da Casa Branca, principalmente como assessor de Hillary Clinton.
VIVER MAIS E MELHOR
Ep. Itália
Quarta-feira 14 de abril, 22h30
Os italianos são as pessoas mais saudáveis do mundo. Um novo estudo atribui este facto ao baixo nível de obesidade, ao seu bom sistema sanitário e à dieta mediterrânica. Mas tem claramente de existir algo mais. O doutor Sanjay Gupta começa a sua investigação na ilha de Sardenha, onde conhece vários anciãos que atribuem a sua longevidade ao amor e à família. Já no continente, conhece pessoas que defendem a Slow Food e o quilómetro zero como alicerces da alimentação. Mas, em Roma, também descobre que as crianças sofrem de obesidade e que isso tem muito a ver com a falta de tempo dos pais para cozinhar. Poderão ser as ligações pessoais dos italianos as chaves da sua saúde?
Ep. Turquia
Quarta-feira 21 de abril, 22h30
Os cidadãos dos países mais desenvolvidos recorrem a uma enorme quantidade de comprimidos para tratar todo o tipo de problemas. Muitos deles têm a sua origem nas plantações de ópio da Turquia, mas, lá, estão a fazer as coisas de um modo diferente. O doutor Sanjay Gupta viaja ao país otomano para ver como recorrem às antigas tradições e ao poder do espírito e da mente para se curarem. Comprovará, em primeira mão, como os intermináveis rodopios da dança sufí poderiam ser benéficos para tratar o autismo, como são benéficas, para as doenças do sistema nervoso, as picadas de abelha, e como a musicoterapia conquistou um lugar nos hospitais, para aliviar as dores dos períodos pós-operatórios.
Ep. Japão
Quarta-feira 28 de abril, 22h30
Desde a sua primeira viagem ao Japão que o doutor Sanjay Gupta se tem sentido intrigado com o Ki, a força vital que flui pelos nossos corpos. Em Tóquio, o stress do mundo moderno está a quebrar esse equilíbrio e tornou-se, literalmente, uma questão de vida ou morte, como demonstra o conceito de Karoshi, a morte por excesso de trabalho.
Para lutar contra esta praga, os japoneses recorrem a todo o tipo de terapias, como a imersão na Natureza, a acupuntura ou os banhos termais. Depois de os ter experimentado, o doutor Sanjay Gupta dirige-se para Okinawa, o lugar com a esperança de vida mais alta do mundo, para encontrar as chaves da j1uventude eterna.
Ep. Bolívia
Quarta-feira 5 de maio, 22h30
O doutor Sanjay Gupta viaja até à Bolívia, mais concretamente às profundezas da selva do Amazonas para localizar os indígenas Tsimané, uma tribo que tem os corações mais saudáveis do mundo. Sendo as doenças coronárias a primeira causa de mortalidade nos países desenvolvidos, o doutor Sanjay Gupta procura as chaves para se ter um coração de ferro. No caso dos Tsimané, parece ser fundamental uma combinação de dieta, atividade física e descanso, mas também poderia haver um fator de tipo sanitário relacionado com o meio em que vivem. Poderiam as doenças infeciosas ser benéficas para a saúde cardíaca?
Ep. Noruega
Quarta-feira 12 de maio, 22h30
O norte da Noruega é uma paisagem desoladora, no círculo polar ártico, e, durante três meses, está envolto numa escuridão perpétua. Como podem estar à cabeça do ranking de felicidade, num ambiente tão hostil? Para desvendar isso, o doutor Sanjay Gupta viaja até Tromso, onde descobre um caro sistema de bem-estar social, que inclui o acesso gratuito à universidade e ao sistema de saúde, licenças de maternidade de um ano, e a menor desigualdade, em termos de rendas individuais, do mundo. Além disto, Sanjay descobre que têm uma mentalidade de ferro: convertem o aspeto deprimente da escuridão num momento acolhedor e recorrem à Natureza para se desafiarem a si próprios ou para salvar vidas. Mas talvez o mais importante seja que passa tudo por se ter um pouco mais de empatia pelos outros.