Para escrever The Shining, Stephen King inspirou-se numa curta estadia num hotel, grandioso e antigo, onde ele e a sua mulher, Tabitha King, eram os únicos hóspedes. Depois de percorrer os corredores desertos do hotel durante o dia, e após acordar sobressaltado com um pesadelo durante a noite, King sabia o que fazer:
«Levantei-me, acendi um cigarro e sentei-me na cadeira, observando as Montanhas Rochosas através da janela. Quando terminei o cigarro, a estrutura do romance estava já perfeitamente definida na minha cabeça.»
Escrito originalmente em 1977, The Shining rasgou os limites de um genéro literário e é hoje considerado um dos grandes clássicos da moderna narrativa americana. A Bertrand Editora – que já tinha publicado uma edição de bolso pela chancela 11x17 – faz agora chegar às livrarias, no dia 5 de agosto, a sua versão trade.
Stephen King concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro escritor, particularmente neste que é o seu livro de culto. As personagens de The Shining perduram para lá do romance e fazem já parte do imaginário de todos nós.
Sinopse
Jack Torrance, a sua mulher Wendy e o filho de ambos, Danny, mudam-se temporariamente para o luxuoso e remoto Hotel Overlook, onde Jack assumirá em breve as funções de guarda de inverno. Jack encara o Overlook como uma oportunidade redentora para combater o alcoolismo e os acessos de fúria, um isolamento que lhe permitirá concentrar-se na escrita da sua peça de teatro; Wendy imagina-o como um refúgio desejado e a possibilidade de preservação da família, afastando a nuvem do divórcio que paira na cabeça de ambos; e Danny? A Danny serão reveladas visões aterradoras, para lá da compreensão de uma criança. Foi agraciado, ou amaldiçoado, com o dom de ver o que os outros não veem, o brilho, coisas que vão acontecer e coisas que já aconteceram – e ele brilha mais do que qualquer outra pessoa. Forças malignas habitam o Overlook, e os seus quartos e corredores aparentemente vazios cobiçam o pequeno Danny e o seu dom especial. Há no hotel um mal que aguardava pelos três.
Romance com claros ecos biográficos, The Shining rasgou os limites de um género literário e é hoje considerado um dos grandes clássicos da moderna narrativa americana.
PVP: 19,90