segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Fabricar a Inovação


A grande questão que atravessa o mundo das ciências, das letras e das artes sempre foi esta: como se faz acontecer a inovação? Como é possível inovar em áreas tão diferentes como o design, a engenharia, a arquitectura, a publicidade, o jornalismo, a medicina, a literatura, a história...

Para responder a esta questão de hoje e de sempre foram convocados diversíssimos especialistas de áreas muito diferentes do saber teórico e do conhecimento aplicado. A sua visão da criatividade nos respectivos domínios constitui ao mesmo tempo, neste livro, uma homenagem a um grande criador: o escultor e arquitecto Charters de Almeida.

O leitor fica detentor, com este livro, de uma reflexão riquíssima que abre perspectivas epistemológicas e no âmbito das ciências aplicadas para se repensar os mecanismos e processos que conduzem à inovação, afirmando-se que esta é fundamental para o progresso e até para a sobrevivência da humanidade. A inovação é, no fundo, a centelha divina que confere à acção humana um traço de transcendência.