Vendas da SIVA ultrapassam as 31.500 unidades e atingem
máximo dos últimos 6 anos
Em 2016, a SIVA atinge os 31.513 veículos vendidos no total das suas marcas,
registando uma quota de 14,2% no mercado de passageiros e de 13,0% no
mercado de veículos ligeiros.
Tanto no mercado de veículos ligeiros, como no mercado de veículos de
passageiros (este com 29.419 unidades vendidas) este resultado traduz uma
estabilização face ao ano anterior, mas representa o melhor registo de vendas da
SIVA desde 2010.
Num mercado automóvel cujo crescimento foi fortemente impulsionado pelas
vendas a Rent-a-car, as marcas da SIVA optaram estrategicamente por não
acompanhar esse aumento, o que contribuiu para a referida estabilização de
vendas em 2016.
A Volkswagen, com 17.031 unidades vendidas, registou um crescimento de vendas
de 7% na sua Rede de Concessionários, graças ao sucesso comercial do novo
Tiguan, um verdadeiro SUV premium, cuja gama se completou no final do ano com
o novo motor 1.6TDI.
Também o Passat Variant, o pequeno citadino up!, renovado em final do ano, e o
monovolume Sharan, todos líderes nos seus respetivos segmentos, deram um
contributo decisivo para o resultado da Volkswagen.
A Audi estabeleceu um novo recorde de vendas em Portugal com 9.503 unidades,
o que se deveu em grande parte ao desempenho dos recém-renovados A3 e A4 e
ao crescimento de cerca de 9% nas vendas da sua Rede de Concessionários.
O novo SUV da Marca, o Q2, e a nova geração do A5 Coupé, ambos lançados no
mercado nacional já no final do ano, prenunciam uma renovação de produto que se
acelerará em 2017.
Quanto à Škoda, atinge as 2.879 unidades, com particular foco no Fabia – que
representa perto de metade das vendas da Marca - e na sua versão Break com um
assinalável crescimento de 18% face ao ano anterior.
O Superb – Carrinha do Ano 2016 na sua versão break – e o Octavia
complementam o resultado comercial da Škoda, numa altura em que a marca
revelou o seu futuro SUV para 2017, o Kodiaq.
A Volkswagen Veículos Comerciais terminou o ano com 2.050 unidades vendidas
o que representa 11% de crescimento face a 2015, resultado do excelente
desempenho das novas Caddy e Transporter.
As marcas representadas pela SIVA revelam, para 2017, mais um assinalável
período de vitalidade em termos de novos produtos, desde o renovado Golf, o novo
Polo e o SUV T-Roc na Volkswagen, passando pelas novas gerações do Audi Q5,
A5 Sportback e A8, até ao emocionante Škoda Kodiaq.
Para Fernando Monteiro, Administrador da SIVA:
“O ano de 2016 correspondeu aos objetivos inicialmente delineados para as Marcas
representadas, apostando em volumes rentáveis e quotas de mercado sustentáveis
e privilegiando o reforço do valor das Marcas.”