segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Canto da Europa no Teatro Nacional D. Maria II



Canto da Europa, espectáculo com texto e encenação do escritor Jacinto Lucas Pires, tem estreia marcada na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II a 10 de Janeiro, onde permanecerá em cena até dia 26 do mesmo mês.

Em Canto da Europa, o Coro lança uma palavra à cabeça dos espectadores e começa uma História feita de histórias. Cidadãos-deuses que se metamorfoseiam uns nos outros lembrando Ovídio, mas também, o futuro. A Europa é um facto, uma história, uma ideia. Mas será que pode também ser a nossa revolução?

Jacinto Lucas Pires escreve e dirige este espectáculo, à procura de um coro europeu, diverso e em busca de uma união. A interpretação estará a cargo de Anabela Faustino, André Simões, Carolina Passos-Sousa, Diana Lara, Isaías Viveiros, Ivo Alexandre, Joana Pialgata, José Neves, Lúcia Maria, Paula Diogo, Paula Mora e Pedro Moldão.

Canto da Europa estará em cena na Sala Estúdio a partir de 10 de Janeiro. No dia 19 de Janeiro, domingo, após o espectáculo, haverá ainda uma conversa com os artistas, seguida do lançamento do livro com o texto do espectáculo, numa edição do TNDM II / Bicho-do-Mato, integrada na “Colecção Textos de Teatro”. Esta edição, da autoria de Jacinto Lucas Pires, estará disponível na Livraria do Teatro a partir de 10 de Janeiro.

Sinopse do espectáculo
O Coro lança uma palavra à cabeça dos espectadores, e começa uma História feita de histórias.
Cidadãos-deuses que se metamorfoseiam uns nos outros lembrando Ovídio mas também o futuro. Uma canção contando vinte e quatro horas na vida de uma cidade que é um continente. A Europa é um facto, uma história, uma ideia — poderá ser também a nossa revolução?
Deirdre é uma rapariga irlandesa que decide ser atriz ao ver passar na rua Michel Piccoli. O que lhe irá acontecer neste Canto da Europa? E a Robert, cuja filha fugiu para a Síria? E a Paola, que anda a aprender a ser avó? E à santa Ingrid, e à amiga Alice, e ao preso Manos, e à apaixonada Cátia, e ao Gabriel feliz?
Jacinto Lucas Pires escreve e dirige Canto da Europa à procura de um coro europeu, diverso e em busca de uma união.