quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Dar Letra à Música traz Janeiro ao Museu FC Porto


Janeiro também é um mês de tradições populares e o Dar Letra à Música (DLAM), à boa maneira destes serões de conversa, canções e humor, ajuda a cumprir esse destino. Ou seja, amanhã, canta-se o Janeiro, que é só um dos fortes nomes emergentes da nova música portuguesa e criador das Janeiro Sessions, com episódios ainda preservados no You Tube e convidados tão ilustres como Miguel Araújo, Salvador Sobral e Ana Bacalhau. Na noite do DLAM, e além da participação no Festival da Canção da RTP de 2017, a convite de Sobral, há o álbum frag.men.tos para explorar e, possivelmente, algumas novidades para conhecer com Janeiro.

Janeiro apresenta-se com o álbum “frag.men.tos” (2018), mas há muito mais para descobrir sobre o primeiro convidado de 2020 nas noites de canções, conversa e boa disposição no Museu. 

Novo talento refinado no Hot Clube De Portugal e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em Lisboa, onde estudou Musicologia, Janeiro tinha 20 anos de idade quando gravou, em casa, o EP de estreia “Janeiro” (2015), revelando influências de fado, jazz e R&B eletrónica e qualidade para atuar em festivais de referência. Seguiram-se as Janeiro Sessions, com episódios ainda preservados no You Tube e convidados importantes: Miguel Araújo, Salvador Sobral e Ana Bacalhau, por exemplo. 

O tema “Canção Para Ti” e um convite de Sobral para participar no Festival da Canção da RTP (com o original “sem título”) destacam 2017 como outro ano forte de Janeiro, que se estreia no auditório do Museu antes de a Janeiro Sessions Live Tour o levar à Casa da Música (Porto) – em ambos os espaços, “Solidão” (a "bombar" na rádio) ou “Preguiça” são hipóteses para escuta ao vivo. Com as perguntas e o humor a cargo a cargo habitual dupla de apresentadores e provocadores.

Dar Letra à Música é uma organização do Museu FC Porto, em parceria com a Associação Sótão Paralelo (“Conta-me Histórias”), sujeito à lotação da sala.