quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Estreias de cinema de 23 de Janeiro de 2020


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



1917

Em Abril de 1917, com a Primeira Grande Guerra a atingir o seu auge, Schofield e Blake, dois jovens soldados britânicos, ficam encarregues de uma missão urgente: atravessar território inimigo e entregar, em mãos, uma mensagem que salvará a vida dos 1600 homens que incorporam o segundo batalhão do Regimento Devonshire, onde também se encontra o irmão de Blake. A missiva menciona a necessidade de abortar o ataque do dia seguinte às forças alemãs que, já sabendo o que os espera, se preparam para uma emboscada. Contudo, para além do inimigo que têm de evitar pelo caminho, os dois soldados sabem que têm o tempo contra si e que qualquer obstáculo pode significar a sua morte e, consequentemente, a dos seus companheiros de armas.
Com produção, realização e argumento de Sam Mendes "Beleza Americana", "Revolutionary Road", "007: Skyfall"), um drama sobre coragem e companheirismo que se inspira numa história contada pelo escritor trinitário-tobagense de origem portuguesa Alfred Mendes, avô paterno do realizador, que serviu o exército britânico durante a guerra.  Vencedor dos Globos de Ouros nas categorias de Melhor Drama e Realizador, e nomeado para dez Óscares, o filme conta com George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Claire Duburc, Colin Firth e Benedict Cumberbatch nos papéis principais.



Bombshell - O Escândalo

Durante décadas, Roger Ailes, um dos fundadores do canal norte-americano Fox News, teve perfeita noção do poder que exercia sobre todos à sua volta. A sua posição fê-lo ter boas relações com figuras proeminentes, especialmente ligadas ao Partido Republicano. A sua credibilidade, até aqui inabalável, é posta em causa quando Gretchen Carlson, ex-apresentadora de um dos mais importantes programas do canal, o acusa de a ter demitido após se ter recusado a ter relações sexuais com ele. Pouco depois, várias mulheres se juntam a Carlson, acusando Ailes de abuso de poder e assédio sexual no local de trabalho. Apesar de Ailes desmentir todas as acusações, é forçado a demitir-se.
Um drama com realização de Jay Roach ("A Campanha", "Trumbo") e argumento de Charles Randolph, sobre o escândalo relacionado com Roger Ailes, acusado, em 2016, de assédio a várias das suas colaboradoras. Com Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie e John Lithgow a interpretarem as personagens principais, o filme conta também com Kate McKinnon, Connie Britton, Malcolm McDowell e Allison Janney.



O Filme do Bruno Aleixo

Bruno Aleixo, a personagem cómica que parece uma mistura entre um cão e um ewok (criatura do universo "Star Wars"), tem 62 anos, é natural de Coimbra, tem ascendência brasileira, e apareceu pela primeira vez em 2008, em vários vídeos espalhados pela internet. Mais de dez anos e muito sucesso depois, foi convidado pela produtora O Som e a Fúria a escrever um filme sobre a própria vida. Sem grandes laivos de inspiração, foi pedir ajuda aos amigos mais próximos. Reunidos à volta de uma mesa, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica.
Com realização e texto de João Moreira e Pedro Santos (criadores da personagem), esta comédia contou com a participação de Fernando Alvim, David Chan Cordeiro, João Lagarto, Adriano Luz, Manuel Mozos, Rogério Samora e Gonçalo Waddington. Depois da estreia nos cinemas, o filme será adaptado para televisão e exibido na SIC Radical.