quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

‘Nesta Casa Mora o Dragão’ no Centro Multimeios de Espinho


Peças originais, documentos, fotografias e outras curiosidades saídas do espólio portista para conhecer de 24 de Janeiro a 26 de Fevereiro. Com entrada livre, o evento tem o apoio da Câmara Municipal de Espinho e envolve a Casa do FC Porto local. 
A exposição temporária Nesta Casa Mora o Dragão é uma ideia original do Museu FC Porto e um projeto que partilha história azul e branca em parceria com Filiais e Delegações do clube. Quando decorrem celebrações dos 20 anos da inauguração da Casa do FC Porto de Espinho, o evento visita esta emblemática cidade do distrito de Aveiro, promovendo um importante momento no programa de comemorações, além de descentralizar a divulgação e o acesso à riqueza e diversidade do espólio portista, aproximando-o ainda mais dos diferentes públicos.

Nesta Casa Mora o Dragão decorre entre os dias 24 de Janeiro e 26 de Fevereiro de 2020 na galeria do Centro Multimeios de Espinho e tem o apoio da Câmara Municipal de Espinho. A exposição reúne uma seleção de peças originais saídas das reservas do Museu, bem como um conjunto de fotografias e apresentações audiovisuais, partilhando, na globalidade do evento, mais de um século de memória e várias curiosidades do passado azul e branco, sem esquecer afinidades e personalidades que se cruzam na história do FC Porto e da cidade de Espinho.

Uma bola de futebol de 1924, uma outra de voleibol de 1980, um conjunto de sticks de hóquei em patins, uma placa da Federação Portuguesa de Futebol comemorativa do Pentacampeonato conquistado pelo FC Porto em 1999 ou uma camisola utilizada por José Maria Pedroto ao serviço da Seleção de Portugal na década de 1950 são apenas algumas das preciosidades a descobrir neste evento, onde também é possível apreciar uma réplica do troféu da Taça UEFA/Liga Europa conquistado pelos Dragões em 2003 e 2011. 

O passado em imagens é outra das fortes razões para visitar a exposição e conhecer o olhar de cinco repórteres-fotográficos acompanharam o quotidiano portista (e portuense) nas últimas décadas do século XX. Bruno Neves, Gaspar de Jesus, Malacó, Manuel Lopes e Ricardo Pereira foram profissionais da arte de informar através da fotografia desde os tempos do jornalismo a preto e branco até à revolução cromática na imprensa, sem excluir o salto tecnológico para a era digital. 

Depois da Casa do FC Porto Marco de Canaveses/Museu Municipal Carmen Miranda e da Casa do FC Porto de Alfândega da Fé/Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a exposição Nesta Casa Mora o Dragão leva o Museu FC Porto a associar-se à Casa do FC Porto de Espinho e a apresentar história, peças e documentos da coleção do FC Porto em mais um espaço de referência cultural e pedagógico como o Centro Multimeios de Espinho. Com entrada livre, o evento é dirigido a todas as idades. 


“Nesta Casa Mora o Dragão” - Exposição Temporária – Galeria do Centro Multimeios de Espinho

Data: 24 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2020
Idades: Todas

Horários: segunda-feira – encerrado; terça a quinta-feira – 09h30 - 18h30; sexta-feira – 09h30 - 18h30 | 21h00 - 22h00; sábado, domingo e feriados – 14h00 - 19h00 | 21h00 - 22h00

Preço: Entrada livre
Local: Centro Multimeios de Espinho