Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
O Caso de Richard Jewell
Em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Verão em Atlanta (Geórgia, EUA) Richard Jewell, um segurança, encontrou uma bomba e fez com que o Centennial Olympic Park fosse evacuado. Primeiro foi aclamado como um herói, mas depois, tanto no seio das autoridades quanto da imprensa e da opinião pública, foi falsamente acusado de ter sido ele próprio a colocar a bomba.
Clint Eastwood adaptou esta história verídica ao cinema, com Paul Walter Hauser como protagonista, à frente de um elenco que inclui também Sam Rockwell, Kathy Bates, Jon Hamm e Olivia Wilde. A base é um artigo de 1997 da revista "Vanity Fair", "American Nightmare: The Ballad of Richard Jewell", escrito por Marie Brenner, bem como o livro de 2019 "The Suspect", de Kent Alexander e Kevin Salwen.
Mais Um
Ben e Alice são dois amigos solteiros que se conhecem desde a faculdade. A amizade entre os dois é platónica, mas será posta à prova durante um Verão em que decidem ser os acompanhantes um do outro em todos os casamentos para os quais são convidados.
Uma comédia romântica escrita e realizada pela estreante dupla de Jeff Chan e Andrew Rhymer, com Maya Erskine (co-criadora e protagonista da série "PEN15", para a qual os realizadores escreveram) e Jack Quaid (filho de Dennis Quaid e Meg Ryan) nos principais papéis. A produção executiva é de Ben Stiller.
As Primeiras Férias
Depois de um encontro combinado no Tinder, um homem e uma mulher que não têm nada em comum decidem partir de férias juntos. Ele queria ir a Biarritz; ela, a Beirute. Mesmo que os amigos os advirtam para não irem, escolhem um destino algures a meio caminho: Bulgária. As diferenças entre os dois vêm então ao de cima. Com realização de Patrick Cassir, um filme protagonizado por Jonathan Cohen e Camille Chamoux, que co-escreveu o guião com o realizador.