Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Instinto Predador
Com uma longa carreira como caçador de animais selvagens, Frank Walsh é um dos principais fornecedores de jardins zoológicos norte-americanos. Agora, encontra-se a bordo de um grande navio de carga, a transportar para os EUA uma série de animais exóticos que capturou na Floresta Amazónica, entre eles um espécime raro de jaguar. O que ele não imagina é que na mesma embarcação se encontra Richard Loffler, um perigoso assassino, prestes a ser extraditado. Quando o criminoso consegue ludibriar os guardas e escapar, toda a tripulação fica em perigo de vida. Frank decide então usar as técnicas de captura que foi aprendendo ao longo dos anos e dar início a uma verdadeira caça ao homem. Mas tudo ganha proporções inesperadas a partir do momento em que Loffler liberta os animais das suas jaulas.
Um filme de acção com argumento de Richard Leder e realização de Nick Powell, responsável por "Outcast - O Último Templário", que também contou com Nicolas Cage como protagonista. Para além de Cage, no elenco participam também Famke Janssen, Kevin Durand, LaMonica Garrett, Michael Imperioli, Tommy Walker e Michael Imperioli.
Mr. Jones - A Verdade da Mentira
Em 1933, Gareth Jones, um jornalista galês que tinha entrevistado Adolf Hitler, foi até à Rússia e registou, contando ao mundo inteiro, a história da fome soviética de 1932 e 33 e do Holodomor, o genocídio de milhões de ucranianos através da privação de comida. Apesar de só ter autorização para ir até Moscovo, consegue escapulir-se e visitar a Ucrânia.
A polaca Agnieszka Holland ("Europa Europa", "Olivier, Olivier") adapta ao grande ecrã a história de Jones, falecido em 1935. James Norton ocupa o papel principal, à frente de um elenco que inclui também Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard.
O Informador
Depois de se ver envolvido com narcotraficantes, Peter Koslow, ex-soldado de Operações Especiais, é apanhado pela polícia e condenado a cumprir pena. A oportunidade de limpar o seu nome surge quando recebe uma proposta do FBI: infiltrar-se como prisioneiro numa prisão de alta segurança para observar as movimentações do General, um criminoso de origem polaca que lidera um perigoso gangue que há anos actua em Nova Iorque. Mas, quando o plano não corre como o previsto, Koslow acaba metido num fogo cruzado entre os criminosos e os agentes que prometeram protegê-lo, mas que agora parecem tê-lo abandonado.
Assinado pelo actor e realizador Andrea Di Stefano ("Escobar: Paraíso Perdido"), um "thriller" negro cujo argumento, da responsabilidade de Di Stefano, Matt Cook e Rowan Joffe, tem por base o livro "Three Seconds", da autoria dos suecos Anders Roslund e Börge Hellström. O elenco conta com Joel Kinnaman, Ana de Armas, Rosamund Pike e Clive Owen, entre outros.