quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Estreias de cinema de 9 de Novembro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Um Crime no Expresso do Oriente

Década de 1930. Um grupo de pessoas de várias nacionalidades encontra-se a bordo do luxuoso Expresso do Oriente. A viagem é perturbada quando um financeiro norte-americano, que viajava de Istambul para Paris, é encontrado brutalmente assassinado. Por coincidência, o detective Hercule Poirot, cujos feitos lhe valeram fama internacional, encontra-se entre os passageiros. Apanhados no meio de uma tempestade de neve que obriga a uma paragem forçada do comboio, pedem a Poirot que use as suas excepcionais capacidades de dedução para encontrar o verdadeiro culpado. De uma coisa ninguém duvida: o assassino ainda está no Expresso do Oriente.
Com Kenneth Branagh no duplo papel de realizador e protagonista, um policial que segue um argumento de Michael Green e que tem por base o clássico homónimo, datado de 1934, da escritora inglesa Agatha Christie. Para além de Branagh no papel do detective, o filme conta com um invejável leque de actores: Penélope Cruz, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Daisy Ridley e Josh Gad, entre outros. 



Rodin

Com os primeiros anos de carreira marcados pela rejeição, Auguste Rodin (interpretado por Vincent Lindon) apenas começou a afirmar-se no panorama artístico em 1880, quando o Estado francês lhe encomendou a obra "Porta do Inferno" para o Museu de Artes Decorativas de Paris. Baseada em passagens de "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, a obra, iniciada em 1880 e finalizada apenas em 1917 (ano da morte de Rodin), é composta por figuras reproduzidas em vários tamanhos. Entre elas estão as suas famosíssimas esculturas "O Pensador", "Ugolino e seus Filhos" ou o "O Beijo". É também nesta época que Rodin conhece a jovem Camille Claudel (Izïa Higelin), que se torna sua assistente. Apesar de ele ser casado, os dois envolvem-se romanticamente. Mas, depois de vários anos de um relacionamento tortuoso, Camille rompe com o mestre, mergulhando numa solidão e loucura que a levarão a um internamento num hospital psiquiátrico até ao fim da sua vida. Apesar do fim da relação com Camille, que terá uma grande influência na sua criação artística, Rodin mantém-se activo. Será com "Monumento a Balzac”, uma escultura encomendada pela Sociedade dos Homens de Letras – onde ele insiste em representar a "persona" do célebre escritor (algo muito mal recebido pelos críticos) –, a transformar Rodin numa referência da modernidade, revolucionando o mundo das artes daquela época.  
Com argumento e realização do francês Jacques Doillon ("Vingança de Mulher", "O Pequeno Criminoso", "O Casamento a Três"), um filme biográfico sobre Auguste Rodin, considerado o pai da escultura moderna. 



Mães à Solta 2

Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn regressam às suas personagens de mães à beira de um ataque de nervos. Como se não bastasse gerir, num esforço quase inumano, o bem-estar e exigências diárias dos seus filhos, maridos e animais de estimação, as três amigas deparam-se com a aproximação do Natal, a data mais aterrorizante do ano. Decididas a reconquistar a sua individualidade, colocam um desafio a si mesmas: este ano, aconteça o que acontecer, não se vão deixar enredar pelas imposições típicas da época. Mas essa decisão perde todo o significado quando cada uma delas vê chegar a casa a sua própria mãe (interpretadas por Cheryl Hines, Susan Sarandon e Christine Baranski), que ali está para lhes relembrar o verdadeiro significado de sacrifício familiar…
Novamente assinada por Jon Lucas e Scott Moore – dupla também responsável pelo argumento do filme "Ressaca", de Todd Phillips –, a sequela da comédia estreada nas salas portuguesas em 2016.