terça-feira, 28 de novembro de 2017

Juapi pinta com café


Juapi é o nome do artista espanhol que está a angariar seguidores em todo o mundo com a sua técnica original que utiliza café para desenhar algumas das mais icónicas figuras de animação, que incluem personagens como Homem-Aranha, Wolverine e Batman. 

Foi há cerca de dois anos que Juapi começou a fazer as primeiras pinturas com esta técnica, quando teve um acidente que o deixou incapacitado durante seis meses. Em casa, começou a experimentar a técnica de pintura com café que se tornou na sua imagem de marca. Um desenho da famosa personagem ‘Eduardo Mãos de Tesoura’ foi a primeira obra criada pelo artista, em 2015.

Desde então, Juapi tem adaptado a sua técnica de pintura em café através da experimentação de várias misturas que, nos primeiros tempos incluíam uma mistura de café com aguarela para conseguir obter tons mais escuros. Nos dias de hoje, o processo criativo de Juapi é bastante simples: o artista cria um esboço da personagem, colocando-a, de seguida, numa tela especifica para aguarela. Posteriormente, introduz a técnica de pintura em café, camada a camada até obter os tons desejados.

Sobre as obras preferidas, Juapi refere que ‘empenhei-me muito nesta coleção e gosto de todas. No entanto, se tivesse de escolher uma, selecionaria a de ‘Harley Quinn’ pela composição. O ‘Joker’ é a minha personagem favorita, e também gosto da coleção dos Vingadores, porque juntos fazem um trabalho incrível. E o Yoda, é claro...É difícil escolher apenas um’, refere o artista.