A Lifecake, uma rede social de partilha de fotografias de forma privada e segura direcionada a famílias, ultrapassou os dois milhões de utilizadores e os 120 milhões de carregamentos, refletindo desta forma uma preocupação crescente com privacidade nas principais redes sociais.
Desde a sua criação em 2012, a Lifecake já angariou dois milhões de utilizadores, como pais que rejeitam partilhas públicas e são a favor de uma rede social familiar com mais controlo e segurança.
A Lifecake alcançou os 120 milhões de carregamentos de fotografias e de vídeos, e mil milhões de visualizações de fotografias seguras.
A maioria dos pais não têm conhecimento sobre políticas de privacidade e partilha em média 1.500 imagens dos seus filhos nas redes sociais antes dos 5 anos de idade, de acordo com um estudo realizado pela ParentZone, encomendado pela empresa inglesa Nominet.
A cada 30 segundos uma nova timeline é criada na Lifecake – a aplicação permite aos pais partilhem timelines com amigos e membros de família específicos, para que estes possam manter-se atualizados do crescimento das crianças num local privado e seguro. É um indicador de que os pais estão cada vez mais atentos a publicações de fotos e vídeos dos seus filhos na Internet pública. Alguns referem questões de privacidade, outros simplesmente querem manter os momentos em família longe das redes sociais.
De acordo com o estudo da Nominet/ParentZone a 2.000 pais britânicos, a grande maioria dos pais “carece de conhecimento básico sobre privacidade” e partilha aproximadamente 1.500 imagens dos seus filhos nas redes sociais antes do 5º aniversário das crianças.
“Os pais tiram milhares de fotografias. O desejo de documentar a alegria da infância está claramente presente”, diz Ed Botterill, Cofundador da Lifecake. “Mas existe uma preocupação constante em controlar quem pode visualizar as imagens publicadas nas contas das redes sociais públicas, e quem possui o conteúdo uma vez carregado na internet. A Lifecake oferece uma forma segura, privada e duradoura de o fazer. Apenas para família e amigos chegadas, e mais ninguém.
O marco histórico da Lifecake ilumina a crescente consciencialização dos pais para um comportamento online adequado. A aplicação conta agora com dois milhões de pais, avós e outros utilizadores da família. Num outro marco simbólico, a Lifecake ultrapassou recentemente as mil milhões de visualizações dos 120 milhões de fotos e vídeos carregados, demonstrando a crescente popularidade da aplicação, que pretende conectar família e amigos.
“Se cada visualização durar cerca de três segundos, mil milhões de visualizações em fotografias corresponde a um século de momentos divertidos em família”, refere Botterill. “Isto corresponde a dois milhões de pessoas que interrompem o seu dia para se conectarem com as pessoas mais importantes das suas vidas, em qualquer lugar do mundo. Esta é uma viagem emocional no tempo que ajuda os pais a recordarem as suas memórias e a recuperarem momentos que de outra maneira estariam perdidos. Com a Lifecake, podem viver as histórias da infância de forma privada e segura. “