quinta-feira, 23 de novembro de 2017

António Damásio galardoado com a primeira Medalha Freud Internacional


A Fundação Breukvlakken, fundada por Rolien van Mechelen e Regina van Gelderen, e atualmente presidida por Jan Swinkels, a Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos, a Associação Holandesa de Psicanálise, a Associação Holandesa de Psicoterapia Psicanalítica e a Fundação de Psicanálise, anunciaram que a Medalha Freud para o ano de 2017 será atribuída a António Damásio.

Segundo a organização, o pioneiro neurocientista António Damásio receberá a Medalha Freud amanhã, dia 24 de Novembro, em Amesterdão, pelas suas originais e inovadoras contribuições para a pesquisa da neurobiologia da mente e, sobretudo, do substrato neural das emoções e o papel central que os sentimentos desempenham na consciência.

António Damásio estudou Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também se especializou como neurologista e completou o seu doutoramento. É, atualmente, professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia e diretor do Brain and Creativity Institute na University of Southern California, em Los Angeles. É, igualmente, professor adjunto no Salk Institute for Biological Studies em La Jolla.