quinta-feira, 20 de abril de 2023

Estreias de cinema de 20 de Abril de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Nação Valente

Em 1974, depois de 13 anos de luta armada em Angola, onde os militares portugueses lutavam contra grupos pró-independência que reivindicavam o território, milhares de portugueses saem do país e regressam a Portugal.
Vencedor do prémio Europa Cinemas Label e do Junior Jury Award no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), um drama sobre as feridas da Guerra Colonial, com argumento e realização do angolano Carlos Conceição (“Serpentário”) e fotografia de Vasco Viana. No elenco estão os actores João Arrais, Anabela Moreira, Gustavo Sumpta, Leonor Silveira, Miguel Amorim e André Cabral, entre outros. 



Close

Léo e Rémi têm 13 anos e são inseparáveis. Depois de um Verão de inúmeras aventuras e partilhas, os dois ficam radiantes por terem sido colocados na mesma turma. Mas a sua proximidade é mal interpretada pelos colegas de escola, que os começam a atormentar com insinuações maliciosas sobre serem namorados. Para evitar ser ostracizado, Léo decide afastar-se. Até que, um dia, Rémi desaparece. 
Vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes 2022 e nomeado para o Óscar de melhor filme internacional, um drama sobre a adolescência assinado pelo belga Lukas Dhont, que escreve o argumento em parceria com Angelo Tijssens, com quem tinha já trabalhado em “Girl” (2018), o seu filme de estreia. A dar vida a Léo e Rémi estão os jovens Eden Dambrine e Gustav De Waele; Émilie Dequenne, Léa Drucker, Igor van Dessel, Kevin Janssens e Marc Weiss assumem as personagens secundárias. 



Evil Dead Rise O Despertar

Em Portugal, o primeiro filme da trilogia de culto “Evil Dead”, criada por um ainda muito jovem Sam Raimi – que aqui aparece como produtor executivo –, ficou conhecido pelo nome “A Noite dos Mortos-Vivos” (1981); o segundo, como “A Morte Chega de Madrugada” (1987); e o terceiro, como “O Exército das Trevas” (1992). Em 2013 o uruguaio Fede Alvarez realizou um “remake” actualizado do primeiro filme – novamente com Raimi na lista de produtores –, onde abusou de cenas “gore” para deleite dos fãs do género. Agora, esta nova aventura da saga é realizada e escrita por Lee Cronin (“The Hole in the Ground”) e conta a história Beth e Ellie, duas irmãs que se vêem confrontadas com um caso de possessão demoníaca depois de abrirem um livro contendo passagens capazes de despertar espíritos malignos há muito adormecidos. Com Lily Sullivan e Alyssa Sutherland a encarnar as personagens principais, o elenco conta ainda com a participação de Morgan Davies, Gabrielle Echols e Nell Fisher.