quinta-feira, 6 de abril de 2023

Estreias de cinema de 6 de Abril de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Quero Falar Sobre Marguerite Duras

O título internacional, que traduz o título do livro em que o filme se baseia, é "I Want to Talk About Duras". Filme e livro trazem ao público uma longa entrevista a Yann Andréa, amante, companheiro e actor de Marguerite Duras. Além da dimensão estritamente bisbilhoteira (conhecer a intimidade - sexual - do casal) o filme tem a força de sublinhar e questionar dois aspectos intrínsecos à obra (literária e fílmica) da escritora-realizadora. A saber, questiona, em forma inversa, a perversão da dialéctica entre autora e muso (numa lógica de possessão física e do imaginário que contamina os corpos e o próprio desejo) afirmando, como corolário, o poder transfigurador (no bom sentido) e conversor (no mau) das palavras. Para isso, Simon sublinha aquele que é o elemento base da “maiêutica durasiana”: o diálogo. 



Astérix e Obélix: O Império do Meio

“Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma pequena aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste, ainda e sempre, ao invasor. E a vida não é fácil para guarnições de legionários romanos”. Assim começam as aventuras de Astérix e Obélix. Desta vez, a acção terá como paragem o milenar Império Chinês, também conhecido pelo Império do Meio. Quando a Imperatriz chinesa é feita prisioneira na sequência de um golpe de de estado liderado pelo maléfico príncipe Deng Tsin Qin, a sua filha Fu Yi, acompanhada por um mercador fenício e pelo seu guarda-costas, segue viagem até à Gália para pedir ajuda a Asterix e Obélix, cuja reputação de força e coragem há muito os tornou lendários. Claro que os nossos dois heróis, sempre prontos para uma nova aventura, não iriam negar ajuda a uma bela princesa em apuros. Ao mesmo tempo, Júlio César, o mais insaciável dos romanos, avança com o seu exército, desejoso de ter o seu nome gravado nos anais da História como o grande Imperador da China. 
Baseado nas divertidas personagens criadas pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, esta comédia de aventura foi escrita, realizada e protagonizada por Guillaume Canet (também responsável por “Pequenas Mentiras Entre Amigos” 1 e 2 ou “Laços de Sangue”). No elenco estão também os actores Gilles Lellouche, Julie Chen, Leanna Chea, José Garcia, Zlatan Ibrahimovic, Vincent Cassel, Jonathan Cohen e Marion Cotillard.



Super Mario Bros. O Filme

Os irmãos Mario e Luigi, de ascendência italiana, vivem em Brooklyn (Nova Iorque), onde há anos trabalham como canalizadores. Certo dia, durante um serviço de reparação de uma conduta de água, são sugados por um tubo e transportados para o Reino Cogumelo, um universo paralelo governado pela Princesa Peach. Sem saber do paradeiro do irmão, Mario vai ter de aprender a sobreviver naquele lugar, adquirindo capacidades bizarras mas que serão grandes mais-valias para destruir os planos de Bowser, um verdadeiro vilão que tenciona dominar o mundo. 
Produzido pela Illumination, pela Universal Pictures e pela Nintendo, um filme de animação computadorizada que se baseia no famoso videojogo homónimo criado, em 1983, pelos designers Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka para a multinacional japonesa Nintendo. A realização é da responsabilidade de Aaron Horvath e Michael Jelenic e o argumento é da autoria de Matthew Fogel. Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Jack Black, Keegan-Michael Key, Seth Rogen, Fred Armisen, Sebastian Maniscalco, Charles Martinet e Kevin Michael Richardson dão voz às personagens animadas.