quinta-feira, 13 de abril de 2023

Estreias de cinema de 13 de Abril de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Exorcista do Vaticano

O padre Gabriele Amorth, exorcista principal do Vaticano, é chamado para analisar um caso de possessão demoníaca de um rapaz que exige a sua presença. Ao tentar perceber a gravidade da situação, vai deparar-se com uma conspiração que a Igreja há muito tenta ocultar. 
Um filme de terror sobrenatural realizado por Julius Avery ("Filho do Crime", “Operação Overlord”, “Samaritan”), com o actor Russell Crowe no papel de Gabriele Amorth (1925-2016), conhecido como “o exorcista do Vaticano” e fundador, em 1990, da Associação Internacional de Exorcistas (AIE). Os seus relatos nas obras “An Exorcist Tells His Story” e “An Exorcist: More Stories”, estão na base do argumento desta história. O elenco conta ainda com a participação de Daniel Zovatto, Alex Essoe e Franco Nero.



Air

Em 1984, a marca desportiva Nike atravessa um momento difícil que provoca uma quebra nas vendas. Phil Knight, o fundador, contrata Sonny Vaccaro com o objectivo de investir e fazer crescer o negócio na área do basquetebol. É então que Sonny tem uma ideia arriscada onde deposita todas as suas esperanças: propor um contrato de representação a Michael Jordan, um jovem promissor recém-contratado pelos Chicago Bulls, e construir uma linha de ténis à sua volta. 
Escrito por Alex Convery, um “biopic” sobre os icónicos Air Jordan 1, uma gama de ténis feitos de couro e melhorados com uma cápsula de ar na sola, desenhados por Peter Moore, Tinker Hatfield e Bruce Kilgore para a marca Nike, que se transformaram num sucesso mundial que se mantém até aos dias de hoje. Com Ben Affleck como realizador e actor, o elenco conta ainda com Matt Damon, Jason Bateman, Marlon Wayans, Chris Messina, Chris Tucker e Viola Davis. Embora Michael Jordan não tenha estado envolvido na produção deste filme, fez várias sugestões a Affleck, entre elas a proposta de Davis para o papel de sua mãe. 



Soldado Nobre

Estreia em realização do actor Jorge Vaz Gomes, este filme documenta quatro anos de busca pela história de Francisco Nobre, seu bisavô, um soldado português que combateu em Flandres (França) durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918). Tudo se inicia quando a sua tia Cecília lhe mostra uma fotografia antiga onde está representado o Regimento de Infantaria 12, que inclui todos os soldados da aldeia de Alfaiates, no Sabugal (Guarda), que foram enviados para a guerra. Um deles, que ninguém consegue identificar, é Francisco. Empenhado em conhecer este avô de quem já ninguém se recorda, Jorge dá início às suas investigações.