quinta-feira, 27 de abril de 2023

Bordalo II foi o primeiro convidado do novo ciclo de Conversas com Energia no Maat



A Fundação EDP associa-se, novamente, às entidades gestoras de resíduos ERP Portugal e Novo Verde para mais um ciclo de “Conversas com Energia”, um projeto que promove o conhecimento e o diálogo sobre os desafios da emergência climática, energia e sustentabilidade, junto de crianças e jovens de diferentes contextos.

A primeira sessão foi no passado dia 20 de abril, com a presença de Bordalo II, reconhecido artista português que desenvolve as suas obras dando uso a lixo e a desperdícios para alertar para a produção e consumos excessivos e para o consequente impacto desse consumo no planeta. Alunos de mestrado da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa foram os convidados desta conversa de abertura, na Central Tejo.

Esta terceira edição do programa Conversas com Energia decorre no âmbito da exposição “Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo”, patente no maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em co-produção com o Vitra Design Museum, e o V&A Dundee, e com o apoio da ERP Portugal e da Novo Verde.

Dividida em três secções, a exposição explora 150 anos de história do plástico, traçando a ascensão deste material controverso e sedutor.

Para Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP “a educação continua a ser um dos pilares da estratégia global de impacto social do grupo EDP”. Nesse sentido, acrescenta, “através de iniciativas como Conversas com Energia, a Fundação EDP pretende criar ferramentas que permitam às gerações mais jovens pensar a sustentabilidade e a transição energética justa, temas-chave do programa EDP Y.E.S - You Empower Society”. A presidente da Fundação EDP refere ainda que, “nesta nova ronda de conversas, a Fundação EDP continua a contar com a colaboração de várias personalidades, que partilham a sua experiência, conhecimento e visão do futuro com os mais jovens, promovendo com eles um importante debate e reflexão sobre o mundo em que vivem e que estão a construir. Trata-se de promover conhecimento e diálogo, desafiando a pensar sobre o papel que cada um, individualmente e em sociedade, pode desempenhar, tendo em vista a construção de um futuro mais sustentável.”

Para Ricardo Neto, Presidente da ERP Portugal e da Novo Verde: “é com enorme satisfação que a Novo Verde e a ERP Portugal dão continuidade ao apoio às Conversas com Energia, um programa disruptivo, que coloca as gerações mais novas em debate e diálogo com especialistas, sobre temas tão prementes. Esperamos que, não só os jovens que participam neste novo ciclo de conversas, como todo o público que visita a exposição, adquiram uma maior consciência e literacia ambiental, motivando-os a assumir hábitos que reduzam o impacte ambiental no nosso planeta.”

Esta edição do ciclo “Conversas com Energia” irá decorrer de abril a junho, e contará com a presença de personalidades ligadas aos temas da emergência climática e sustentabilidade. As duas edições anteriores do programa “Conversas com Energia” decorreram em 2022, e juntaram mais de 250 alunos, de diversos agrupamentos de escolas e graus de ensino, contribuindo para o aumento da literacia ambiental em território nacional.