quarta-feira, 5 de abril de 2023

Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do projeto Antecipar o Futuro



Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Antecipar o Futuro, um programa de residências com foco na pesquisa e investigação, destinado a jovens artistas. O projeto, focado na valorização de jovens no mundo profissional do teatro, é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo que, nesta segunda edição, conta ainda com o apoio da BÓIA - Associação Cultural e do Município de Lagoa.

Antecipar o Futuro foi criado com o objetivo de suprir uma lacuna importante no setor artístico: a carência de apoios para pesquisa e investigação, motor fundamental dos processos de inovação e renovação. Anualmente, o programa atribui duas bolsas de investigação, no valor de 7.000€ cada. Os projetos selecionados poderão ainda realizar uma residência artística n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, sendo asseguradas as despesas de transporte, alojamento e alimentação para um máximo de 5 participantes por residência.

No âmbito da programação da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, os dois projetos selecionados farão ainda parte do Ciclo Antecipar o Futuro, um programa de cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir, e que, este ano, decorrerá em Lagoa, de 7 a 10 de dezembro, sob o tema “turismo crítico”.

As candidaturas para a 2ª edição do Antecipar o Futuro já estão abertas aqui e estendem-se até dia 28 de abril. Os dois projetos vencedores serão anunciados no dia 12 de maio. Podem candidatar-se artistas de todas as nacionalidades, residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e que, em nome individual ou coletivo, tenham assinado um máximo de dez encenações ou criações. As investigações dos projetos candidatos deverão enquadrar-se no tema desta segunda edição do Antecipar o Futuro: “turismo crítico”.

O júri, responsável pela avaliação dos projetos, será composto por Pedro Penim (Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II), Pedro Barreiro (Diretor Artístico d’O Espaço do Tempo) e Filipa Brito / Nelson Guerreiro (BÓIA – Associação Cultural).

A primeira edição do programa Antecipar o Futuro aconteceu em 2022 e teve como vencedores Cosmic Phase / Stage, projeto de Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens, e Atlântida, de Odete. O resultado destes projetos de investigação foi apresentado em setembro de 2022 no Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito da primeira edição do Ciclo Antecipar o Futuro.