segunda-feira, 10 de abril de 2023

Festival Micro Clima 2023



O Festival Micro Clima é um dos projetos da programação anual da Associação Micro Clima. Nasceu em 2017 pela mão de um conjunto de amigos em redor da SMUP - Sociedade Musical União Paredense e desde então tem sido acarinhado, crescendo a cada edição com a participação de vários artistas musicais e plásticos. A ideia é oferecer ao público um programa heterogéneo, não se limitando a um só género musical ou corrente artística. Os dois dias de festival pretendem ser assim uma celebração da transdisciplinaridade e do multiculturalismo, convidando o público, de diferentes gerações, culturas e geografias, a partilhar um ambiente acolhedor e plural. Nas suas edições anteriores, o Festival Micro Clima recebeu artistas como Conjunto Corona, B Fachada, Ena Pá 2000, Sensible Soccers, Bonga, Luís Severo, Jasmim, Rapaz Ego, Bone Slim, Filipe Karlsson, Tito Paris, Álcool Club, entre outros.

Abraçar novos talentos é uma das motivações deste festival, rodeado de um núcleo musical e artístico muito efervescente e consciente do paradigma artístico atual, juntando assim artistas de referência com uma nova geração. A prova disso é o cartaz que o Festival Micro Clima apresenta em 2023, com artistas consagrados como Pongo, EU.CLIDES, Ganso ou Progressivu e artistas emergentes como Soluna, Extrazen, Atalaia Airlines e M3DUSA.

O artista luso-cabo-verdiano EU.CLIDES, que sobe ao palco do Festival Micro Clima a 14 de Abril, lançou a 10 de Março o seu primeiro álbum “DECLIVE”. Dividido em 11 novas canções, o primeiro álbum do artista poderá ser ouvido ao vivo no primeiro dia de festival. O artista Extrazen, que actua no Festival Micro Clima a 15 de Abril, lançou a 24 de Março o seu novo single “SLEEP”, que poderá ser ouvido pela primeira vez ao vivo no segundo dia de festival.

Em 2023, o Festival Micro Clima conta com várias intervenções artísticas no território das artes visuais. Os artistas visuais João Campolargo Teixeira e João Madureira apresentam uma instalação inédita, baseada “na essência dos espaços e das relações que estes podem ter com as pessoas que os ocupam nos seus percursos quotidianos”, nas palavras do artista João Madureira. Além desta instalação, como é já hábito no Festival Micro Clima, convidaram artistas visuais para fazer intervenções plásticas nas casas-de-banho. Com percursos distintos e abordagens artísticas diversas, Eugénia Burnay, Margarida Conceição, Ricardo Oliveira e Luísa Tudela são os artistas escolhidos para a edição deste ano. Mariana Tudela e Pedro Fernandes voltam a ser os artistas responsáveis pela cenografia do palco, que ano após ano não deixa de surpreender e de ser um símbolo distintivo do Festival Micro Clima. 

O Festival Micro Clima tem também como objetivo romper com a ideia de uma oferta cultural para a dita "periferia" da capital, trazendo uma programação diversificada e de qualidade, e promovendo novas centralidades, através do desenvolvimento de laços afetivos com o território e com a comunidade.

Já está online a playlist oficial do Festival Micro Clima 2023, no Spotify. São 4 horas de música dos artistas que vão estar presentes nos dias 14 e 15 de Abril, na SMUP. Desde Pongo, EU.CLIDES ou Ganso, a Soluna, Extrazen, Atalaia Airlines ou Progressivu, fica a conhecer melhor aquilo que vai poder ouvir nos dois dias de festival.  

Este ano, o Festival Micro Clima conta com uma zona de alimentação, com oferta variada e opções vegetarianas/vegan. O público poderá também trazer o seu copo de plástico reutilizável com as medidas de 25cl e 50cl.

A venda de passes é limitada e estão quase a esgotar. Os passes e bilhetes estão à venda, por preços entre os 20€ e os 35€.