quinta-feira, 27 de abril de 2023

Estreias de cinema de 27 de Abril de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Rapto em Direto

O programa de rádio de Elvis Cooney (Mel Gibson), que durante anos foi um grande sucesso a gerir os problemas pessoais dos ouvintes e o transformou numa espécie de estrela, tem vindo a perder audiências. Isto até um psicopata lhe ligar, com o programa no ar, para lhe dizer que se encontra dentro de sua casa e que se prepara para assassinar a mulher e filha. 
Um “thriller” psicológico escrito e realizado por Romuald Boulanger, que conta ainda com a participação de William Moseley, Alia Seror-O’Neill, Paul Spera e Nadia Farès. 



O Rei Perdido

Ricardo III (1452-1485), um dos reis mais controversos da história da Inglaterra, morreu a 22 de Agosto de 1485, na famosa batalha de Bosworth, a última e mais significativa da Guerra das Rosas. Na altura, o seu enterro foi apressado e os seus restos mortais perdidos no tempo. Mais de cinco séculos depois, em Setembro de 2012, as ossadas do monarca foram descobertas sob um parque de estacionamento da cidade de Leicester, 160 quilómetros a noroeste de Londres. Quem tornou isso possível foi a escritora Philippa Langley (Sally Hawkins), membro da Sociedade Ricardo III que, depois de anos de investigação, se convenceu de que o rei teria sido enterrado no lugar onde outrora se situava a igreja Greyfriars. Determinada a provar a sua teoria, angariou dinheiro para a escavação e não desistiu até convencer historiadores e cientistas forenses da precisão das suas pesquisas.
Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), este filme segue um argumento de Jeff Pope e Steve Coogan (que também protagoniza), com base no livro “The King's Grave: The Search for Richard III”, escrito por Langley e pelo historiador Michael Jones. Com o actor Harry Lloyd a encarnar a personagem de Ricardo III, a realização é de Stephen Frears (“Filomena”, “Ligações Perigosas”, “Florence, Uma Diva Fora de Tom” ou “Vitória e Abdul”).



L' Immensità - Por Amor

Década de 1970. Clara e Felice Borghetti acabam de se mudar com os três filhos para um novo apartamento no centro de Roma. Adriana, a filha de 12 anos, desde sempre se sentiu como uma alienígena pois, apesar de ter nascido num corpo de menina, sabe que é um rapaz. Aproveitando esta mudança para um bairro onde ninguém a conhece, resolve apresentar-se como sendo do sexo masculino. No meio do grupo de jovens que ali habita está Sara, uma rapariga por quem Adriana se apaixona. Mas essa circunstância só vai aumentar a tensão entre os pais, que há muito  atravessam uma crise conjugal e cujo frágil equilíbrio apenas se tem mantido em prol da felicidade das crianças. 
Com realização de Emanuele Crialese (“Respiro”, "A Porta da Fortuna", “Terra Firme”), um drama familiar com a participação de Luana Giuliani, Patrizio Francioni, María Chiara Goretti, Vincenzo Amato e Penélope Cruz.