sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Abrindo o Livro dos Sons, de Joana Gama

Joana Gama apresenta-se, a solo, hoje, no Grande Auditório da Culturgest para uma estreia: um concerto dedicado a O Livro do Sons, do compositor alemão Hans Otte.

Escrita entre 1979 e 1982, O Livro dos Sons (Das Buch der Klänge) é a obra-prima de Hans Otte (1926-2007) e um momento de rara luminosidade da criação artística do século XX. Quase quatro décadas desde a sua estreia, esta composição para piano solo continua escondida do grande público, e terá agora sua estreia em Portugal.

A descoberta vai maravilhando novos públicos, sendo um convite à introspeção, no minimalismo mostra a simplicidade das formas artísticas. Música cativante e despretenciosa pela sua aparente simplicidade.

No caso de Joana Gama, a pianista descobriu a obra de Hans Otte, em 2010, através de um e-mail que recebeu de um amigo e ficou, desde logo, fascinada e com vontade de saber mais sobre o homem por detrás da música e de trabalhar sobre a sua obra.

Para além de pianista e compositor, Hans Otte foi director da Radio Bremen e programador de festivais, tendo sido dos primeiros a trazer compositores como John Cage ou Terry Riley à Europa. Com uma sólida formação pianística, contactou com diversos estilos de composição, tendo o sonho de descobrir "a natureza dos sons, e não usar os sons para dizer uma outra coisa".

Com esta obra, inicia-se um programa ambicioso dedicado a Hans Otte que se prolongará no tempo. A Culturgest associa-se a este arranque para, num futuro próximo, outras músicas, objetos artísticos e conversas colocarem o nome e as ideias deste compositor alemão nas páginas dos nossos diários.


Abrindo o Livro dos Sons

A força, a importância e o impacto da música de Hans Otte serão ainda desdobradas numa série de peças a solo encomendadas, pela Culturgest, a um grupo de músicos que fazem de Lisboa a sua casa: Norberto Lobo, Helena Espvall, Bruno Álvares, Violeta Azevedo, Pedro Melo Alves e Joana da Conceição.

Abrindo o Livro dos Sons é uma compilação deste tributo de seis peças-concerto a solo será exclusivamente mostrado em formato filme e unicamente exibido online, no dia 10 de outubro, gratuitamente, nas redes sociais da Culturgest.

Os músicos pegaram n'O Livro dos Sons e adaptaram-no aos seus instrumentos e linguagens, mostrando quão longe pode fazer-nos viajar e sonhar uma obra-prima.

Os bilhetes para o concerto de Joana Gama custam entre 5€ e 14€ e estão à venda na Culturgest e na Rede Ticketline.