terça-feira, 19 de janeiro de 2021

As comoventes e divertidas memórias de Hans Rosling publicadas em Portugal


As memórias de Hans Rosling – génio sueco da estatística, extraordinário investigador e coautor do bestseller global Factfulness – chegam às livrarias com a chancela da Temas e Debates. Como Aprendi a Compreender o Mundo é a história de vida do homem que nos ensinou a prestar atenção aos factos e a esquecer os nossos preconceitos, contada pelo próprio

«Enquanto Factfulness é sobre as razões pelas quais as pessoas consideram o desenvolvimento à escala global tão difícil de entender, este livro é sobre mim e sobre como cheguei a esse conhecimento. Por outras palavras, esta é uma memória. Ao contrário de Factfulness, é muito escassa em números. Em vez disso, conto histórias sobre ter conhecido pessoas que me abriram os olhos e me fizeram recuar e pensar duas vezes.»

Hans Rosling (1948 – 2017) tinha como missão fazer do mundo um lugar onde todos tivessem uma possibilidade justa de viver em condições razoáveis. E a sua história aventurosa, que nos conta neste livro, é o testemunho de que nada o fez desistir dessa missão, da infância numa Suécia atrasada ao exercício da medicina no Moçambique pós-independência, do ensino à investigação, do combate na linha da frente à epidemia de ébola na África Ocidental ao Fórum Económico Mundial em Davos, onde deu a conhecer à elite os factos fundamentais do mundo atual. Não se considerava um otimista, porque nunca considerou que as mudanças de que falava seriam fáceis de atingir, mas nem as doenças e tragédias pessoais que o atingiram o fizeram desistir de procurar o conhecimento e, depois, o caminho para a mudança.

Foram a curiosidade, a empatia e o empenho que fizeram deste pensador revolucionário um dos mais populares investigadores do nosso tempo. Em colaboração com a jornalista sueca Fanny Härgestam, Rosling escreveu este livro com a mesma alegria do comunicador que fazia o mundo inteiro parar para o ouvir. Com um sentido de humildade, uma curiosidade imensa e a capacidade de aceitar o erro, Hans Rosling explora as suas teorias e dá-nos um excelente acompanhante para a leitura de Factfulness. O seu principal legado – a importância de um conhecimento do mundo baseado em factos – nunca foi tão premente como hoje.