terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Carolina Deslandes, NEEV, Tainá e IRMA participam este ano no Festival da Canção

Acabam de ser reveladas todas as canções que este ano concorrem ao Festival da Canção, e não faltam novidades e surpresas.

Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, concorre ao festival com o tema “Por Um Triz”, da sua autoria.

Carolina Deslandes é uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses. Foi recentemente distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Prémio Cinco Estrelas “Personalidade na área da Música”, dias depois do lançamento do seu muito aguardado novo EP, intitulado “Mulher”, a 25 de novembro de 2020, que apresentou ao vivo num evento esgotado em horas. “Mulher” é também uma curta-metragem que Carolina Deslandes realizou em parceria com Filipe Correia dos Santos, na qual podemos ouvir as canções do EP e assistir à ficção escrita, narrada e protagonizada pela artista, e que já soma mais de 200 mil visualizações no YouTube.

NEEV é outro dos artistas que foi convidado a participar no Festival da Canção 2021, sendo que o músico irá apresentar-se como compositor e intérprete com o tema “Dancing in the Stars”.

Sobre a música que compôs, escreveu e produziu, NEEV diz que fala de "algo que partiu fisicamente da nossa vida, mas que continua espiritualmente connosco de forma tão intensa que continua a dar propósito e sentido a um presente que, quando olhado de frente, sabe a vazio."

Compositor, multi-instrumentista, interprete e escritor, NEEV é, aos 26 anos, um dos artistas portugueses com maior exposição internacional. Prova disso são os mais de 250 milhões de streamings no Spotify e no YouTube. “Breathe”, canção que interpretou e compôs em parceria com os noruegueses SEEB, atingiu o 28.º lugar do top da Billboard, onde se manteve durante 10 semanas. Em 2020, o músico lançou o seu álbum de estreia, “Philosotry”, produzido em Los Angeles com Larry Klein (Joni Mitchell, Herbie Hancock, Melody Gardot, Tracy Chapman).

Vinda do Brasil irá concorrer a cantora Tainá, que é compositora e intérprete da canção “Jasmim”. O tema foi produzido por LEFT e Miguel Garcia.

Distinguida na segunda edição dos Prémios Play, na categoria Lusofonia, Tainá viu reconhecidos o talento, trabalho árduo, sacrifício e coragem que foram necessários para editar o seu disco de estreia homónimo em  2019, um sonho tornado realidade para a artista de origem brasileira, com ascendência indígena, que aterrou em Portugal vinda do Brasil natal, onde cresceu e estudou música trabalhando na escola para pagar o seu curso. Com 23 anos de uma vida nómada, Tainá é uma exímia contadora de histórias, cantora e compositora, que no seu disco de estreia começa a construir um legado musical e lírico capaz de unir os dois lados do Atlântico.

IRMA também irá concorrer à edição deste ano do Festival da Canção, enquanto intérprete e compositora, com o tema “Livros”.

O lançamento de “Primavera”, o álbum de estreia de IRMA, em outubro de 2020, coincidiu, não por acaso, com o seu aniversário, marcando de forma simbólica o nascimento de uma promissora cantora, letrista e compositora da nova geração de artistas portugueses. IRMA é uma artista completa que, apesar de primeiro se ter afirmado junto do grande público enquanto atriz, tem no canto e na composição a mais antiga expressão do seu talento, que revelou ainda criança, e que agora abraça em paralelo à representação.

Este ano, o Festival da Canção tem como mote #OFestivaléNosso e terá duas semifinais, nos dias 20 e 27 de fevereiro, sendo que a canção vencedora será conhecida na gala final, a 6 de março.