quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Mostra de Cinema de Expressão Alemã


É já a partir de amanhã que, pela primeira vez, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta integralmente a sua programação online na plataforma de streaming Filmin.pt. São 16 longas-metragens de expressão alemã, na sua maioria em estreia nacional, para ver sem sair de casa, de 21 a 27 de janeiro. A Mostra promovida pelo Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as embaixadas dos países participantes, dá a conhecer produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo divididas em três secções que reúnem ficções e documentários.

A abertura está marcada para as 21h00 com o filme Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani, com Welket Bungué no papel principal. Na secção Visões, destaque ainda para Schwesterlein (Irmãzinha) que une uma dupla de luxo na representação, Flatland (Planuras), uma (há muito devida) apropriação feminista do género western e a comédia negra Glück gehabt (Golpe de sorte).

Toda a programação da KINO aborda o conceito de “pertença” (em alemão, Heimat ou Zugehörigkeit), de identidade, muitas vezes de autodescoberta. Na secção Perspetivas encontram-se filmes como Kokon (Casulo), que acompanha as descobertas de uma jovem de 14 anos, Neubau (Lar doce lar), um Heimatfilm de 2020 ou Rival, que dá a conhecer uma criança encurralada num mundo de adultos.

Nesta edição, a KINO dedica uma secção especial aos filmes documentais. Na secção Realidades, a sugestão para o primeiro fim-de-semana da Mostra inclui filmes como Becoming Black, que trabalha a ideia de origem em contraste com a atribuição de uma identidade pelos outros e por si próprio e Deutschlandreise - Ein Roadmovie zwischen Gestern und Heute (Viagem pela Alemanha – um road movie entre ontem e hoje), uma viagem iniciática pela Alemanha de leste depois da queda do muro e as suas reminiscências na atualidade, em busca de respostas para o alarmante crescimento da extrema-direita populista a que se assiste na Europa.

A programação completa da KINO, bem como as informações de horários e bilheteira já se encontram disponíveis no site do Goethe-Institut Portugal. Em Filmin.pt podem ser adquiridos acessos individuais para cada filme ou uma subscrição mensal para assistir à Mostra completa. Os assinantes da plataforma têm acesso a todos os conteúdos da KINO, bem como aos restantes filmes disponibilizados pela mesma.