sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Como voltar à rotina depois dos excessos do Natal


Um novo ano é sempre uma oportunidade para mudar e adquirir novos hábitos. Por isso, os especialistas da Mifarma, empresa líder na venda online de produtos de farmácia e parafarmácia, reuniram uma série de conselhos que o vão ajudar a controlar os excessos após o Natal, para começar 2021 com o pé direito e deixar para trás o excesso de comida e sedentarismo, que podem afetar o nosso estado de saúde de tantas formas. Para ajudar o seu corpo e mente a recuperar o seu estado habitual e começar o ano da melhor maneira, a proposta é a seguinte:

Coma devagar
Segundo alguns estudos, o cérebro demora cerca de 20 minutos a processar a sensação de saciedade. Por isso, dedicar tempo a mastigar – para além de nos ajudar a saborear a comida – pode contribuir para que necessitemos de comer menos quantidade.
Os complementos naturais, como os comprimidos de alcachofra, podem ser muito benéficos quando se trata de produzir saciedade pelo seu alto teor em fibra, e fazer com que a digestões sejam mais ligeiras, após uma época em que abusámos do sistema digestivos.

Beba água
As bebidas açucaradas ou alcoólicas costumam estar sempre presentes nas épocas festivas e fazem-nos esquecer que aqueles 1,5 litros de água por dia continuam a ser necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma dica muito útil pode ser optar por bebidas mais saudáveis, como infusões ou chá.
Um exemplo seria o chá verde da Cupper, que contém também gengibre e é um bom diurético, para além de ajudar a prevenir a retenção de líquidos nestas datas complicadas.

Não fique obcecado
“Não podemos deixar de lado a saúde mental e focarmo-nos somente na física,” sublinha Reme Navarro, cofundadora da Mifarma e farmacêutica. “Há que desfrutar das festividades e não estarmos obcecados com o ‘fugir às regras’, façamos uma pausa. Não é preciso restringir a comida todos os dias, mas sim ser consciente de que procurar o equilíbrio após esta época é importante.”

Preste atenção à sua pele
Os excessos do Natal não só se manifestam através da acidez ou do peso; também se veem refletidos na nossa pele, deixando-a baça e desidratada. “É essencial manter uma boa rotina facial,” comenta Reme Navarro. “A má alimentação e a falta de descanso são dois fatores muito frequentes nestas datas e que indubitavelmente afetam de forma negativa a nossa pele.”
Um sérum de niacinamida pode ser um bom aliado nestas épocas, uma vez que ajuda a controlar o excesso de gordura e a acalmar a pele.

Mantenha o ritmo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercício aeróbico por semana. É importante que não nos esqueçamos de fazer desporto durante as festas: caminhadas longas em passo rápido, nadar, andar de bicicleta, etc. Para além disso, o início do ano pode ser um bom momento para começar a fazer desporto em família.