segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

OutSystems acelera a digitalização do CDI Portugal com parceria tecnológica


A OutSystems, empresa líder do mercado de plataformas para o desenvolvimento rápido de aplicações, acaba de anunciar uma parceria tecnológica com o CDI Portugal, responsável pelo Apps for Good Portugal e que vai permitir acelerar a digitalização deste programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolverem problemas sociais.

Com a concretização desta parceria, a tecnologia OutSystems foi o pilar para o desenvolvimento da nova plataforma tecnológica, através da qual, professores, alunos e experts colocam em prática o programa reconhecido internacionalmente e líder na inclusão digital de alunos e professores e na contribuição para a evolução do modelo educativo atual.

“Um dos nossos pilares está em concentrarmo-nos em tecnologias relevantes e inovadoras. Ao combinar o poder do desenvolvimento de alta produtividade  com recursos móveis avançados da OutSystems, com o know-how de implementação da AB Consulting,  responsável pelo desenvolvimento e implementação do projeto, garantimos a possibilidade de criarmos uma plataforma inovadora, flexível e evolutiva que permita o desenvolvimento  nacional e internacional do Apps for Good. A localização da plataforma em Portugal, permitir-nos-á estar em permanente atualização de conteúdos e processos e, assim, dar uma melhor resposta às especificidades do programa nacional.” – diz João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal.

“Para a AB Consulting, participar num programa e organização desta natureza, foi um desafio que agarramos com muito orgulho.

Desenvolver em tempo recorde a plataforma da Apps for Good, que permite aos professores criarem o seu ambiente de trabalho e colaboração com as suas equipas, só foi possível através da utilização da tecnologia OutSystems”, refere Nuno Dias, Delivery Manager da AB Consulting.

Através desta plataforma, que poderá ser aplicada a outros países onde o Apps for Good está presente, os professores (de todas as áreas disciplinares) e os alunos terão acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de cinco passos. Além dos vários cursos disponíveis, será ainda possível convidar alunos e professores a criar equipas, partilhar ficheiros e mensagens, entre outras funcionalidades. Para apoiar no desenvolvimento deste programa, os participantes terão ainda acesso a uma rede de especialistas (Experts) que se ligam online, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas.

A OutSystems junta-se, assim, à rede de parceiros do CDI Portugal e, dessa forma, irá divulgar a sua missão não só perante a comunidade estudantil, mas também junto das empresas e entidades institucionais nacionais e internacionais que acompanham os programas e projetos desta organização não governamental.

O CDI Portugal é responsável pelo Apps for Good, um programa que pretende cativar jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático, mas também responsável pelo Switch to Innovation, e por outros projetos que têm como objetivo a inclusão e inovação social e digital.

Recorde-se que o Apps for Good Portugal recebeu recentemente o Prémio UNESCO - Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores. A UNESCO reconheceu internacionalmente a abordagem inovadora do Apps for Good para melhorar o desempenho e a eficácia dos professores para uma educação de qualidade para todos e é a primeira vez que Portugal recebe este prémio.