quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Estreias de cinema de 14 de Janeiro de 2021


 
Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:




Bernini. O Êxtase da Forma

A seleção de mais de 60 obras expostas na Villa Borghese em Roma tem sido definida por apreciadores de arte como o regresso a casa de Bernini. Cinco séculos passaram desde o nascimento dos grupos escultóricos do artista e, através de imagens exclusivas, os protagonistas desta  exposição analisam detalhes destes tesouros, vindos dos mais prestigiados museus do mundo.




Manual da Boa Esposa

França, década de 1960. Paulette Van Der Beck dirige, ao lado do marido Robert, a conceituada Escola de Gestão Doméstica de Bitche. Há já muitos anos que ali são formadas jovens que se tornaram donas de casa exemplares e, mais do que isso, excelentes companheiras dos seus queridos maridos. Tudo aparenta correr bem até Robert morrer inesperadamente. Após a tragédia, Paulette apercebe-se que, devido a uma má gestão do marido, a escola está à beira da ruína. Determinada a encontrar uma solução que salve a instituição, Paulette aceita a ajuda da sua irmã Gilberte, da freira Marie-Thérèse e das suas alunas mais empenhadas para tornar a escola rentável. Porém, à medida que reflectem a fundo sobre as várias questões relacionadas com o negócio, elas dão por si a questionar se, de facto, os valores que têm sido passados ao longo de todos esses anos serão razoáveis numa sociedade que se deseja igualitária. É assim que estas mulheres se vão rebelar contra o machismo que lhes foi incutido desde sempre e encontrar o seu lugar num mundo em mudança. Naturalmente, isto não vai agradar a todos.
Com realização de Martin Provost ("Séraphine", "Violette", "Duas Mulheres, Um Encontro"), segundo um argumento seu e de Séverine Werba, uma comédia francesa que conta com actuações de Juliette Binoche, Yolande Moreau, Noémie Lvovsky, Edouard Baer, François Berléand e Marie Zabukovec.




Undine

Undine é uma historiadora de arte que dá conferências sobre o desenvolvimento urbano da cidade de Berlim. Certo dia, apaixona-se por Johannes, com quem inicia um relacionamento amoroso. Quando ele a troca por outra mulher, Undine vê-se tomada por um desejo incontrolável de o matar. 
Com argumento e realização do alemão Christian Petzold, o celebrado autor de "Barbara" (2012), "Phoenix" (2014) e "Em Trânsito" (2018), um filme dramático de dimensão sobrenatural que volta a reunir os actores Paula Beer e Franz Rogowski (o par romântico de "Em Trânsito"). A personagem principal, que também dá nome ao filme, representa o mito da Ondina, a ninfa aquática que apenas adquire alma através do amor e que está  destinada a assassinar o amante que lhe seja infiel.