sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Jon Batiste mistura soul, pop e blues em novo single


Jon Batiste, artista nomeado múltiplas vezes para os Grammys e Emmys, estrela de TV e ativista, anunciou um novo single, “I Need You”, retirado do seu próximo álbum, “We are”. O álbum será lançado no próximo dia 19 de março. O novo single já está disponível com um novo vídeo realizado por Alan Fergusin (Camilla Cabello, Jay-Z) e coreografado por Jemel McWilliams (John Legend, Janelle Monáe). O vídeo é protagonizado por Batiste, que dança em frente a um ensemble de bailarinos. 

Em “I Need You”, Batiste mostra toda a sua potência vocal, juntamente com o seu talento musical único. Produzida e escrita em colaboração com a compositora Autumn Rowe e com o produtor Kizzo, a canção é comunal e sofisticada. O tema mistura as sonoridades da música negra do início do século XX com uma produção pop moderna e laivos da forma de contar histórias própria do hip hop.
“Depois de 2020, esta canção é como um abraço forte”, diz Batiste. “Vamos trazer as boas energias de volta!”

O vídeo é protagonizado por Jon que veste a pele de um ator charmoso e líder de banda, com referências a Little Richard e James Brown. O vídeo presta homenagem às danças swing da era do Harlem dos anos 1920, 30 e 40, com sugestões de filmes New Wave. Apresentando uma coreografia de Jemel McWilliams (nomeada para os Emmys) e realizado por Alan Ferguson, o vídeo transborda energia cativante e alegria desenfreada.

“I Need You” é o segundo single retirado do muito aguardado novo álbum de Jon, “We are”, sucedendo-se ao single que dá título ao álbum.

“We are” representa um capítulo sonoro completamente novo para Jon Batiste. Tendo convidado algumas das mentes criativas mais estimadas para ajudar na criação do álbum, Jon Batiste concretizou o seu projeto no meio da primeira vaga da pandemia mundial e durante um período de grande agitação social. O resultado é um corpo de trabalho caracterizado pela consciência de Marvin Gaye, o otimismo fundamentado de Stevie Wonder, a iconoclastia de Thelonious Monk e o swagger de Mannie Fresh.

Juntamente com a compositora Autumn Rowe e com o produtor Kizzo, Batiste escreveu e planeou grande parte do projeto durante uma semana, a partir do seu camarim no “The Late Show with Stephen Colbert”, onde é o diretor musical e líder da banda. “We are” foi gravado em Nova Iorque, Los Angeles e Nova Orleães (de onde é natural), fundindo a inspiração da sua nova casa e dos novos colaboradores com a da dinastia musical Batiste. O álbum também foi gravado entre as sessões do filme de sucesso “Soul”, da Disney / Pixar, que viu a música - e as mãos - de Batiste aliadas a um filme de animação sobre um professor que sonha em ser pianista de jazz.

Batiste apresenta ao mundo uma experiência musical cativante enraizada na catarse, alegria, liberdade, contemplação e sensualidade. É uma carta de amor às suas raízes sulistas e à herança da música negra, com participações especiais de Mavis Staples, Quincy Jones, Zadie Smith, PJ Morton, Trombone Shorty, St Augustine Marching 100, o seu pai Michael Batiste, o avô David Gauthier e muitos mais. É uma meditação embebida nos sons da época com colaboradores como POMO (Anderson.Paak), Ricky Reed (Lizzo), Jahaan Sweet (Drake, Eminem), entre outros.

“Já sou conhecido publicamente por algumas coisas”, diz Batiste. “Mas há muito mais para saber sobre mim. Agora é a hora de mostrar ao mundo toda a minha arte.”
Batiste continua: “We are’ é uma mensagem de amor pela humanidade, de humilde reverência pelo nosso passado e de um futuro cheio de esperança, no qual somos nós que nos podemos salvar. A arte revela-nos os nossos objetivos. Tens apenas que esperar que o Espírito te diga o que quer."