A instalação "O NOME DA ROSA - A fire art sculpture - sun mechanical & Bio generator", que foi apresentada no festival Burning Man, no deserto de Black Rock City (estado americano do Nevada), chega agora a Oeiras.
Nos dias 12 e 13 de Setembro, vai ter lugar o evento “Rosa Pólvora”, no Auditório ao Ar Livre do Pátio do Enxugo, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, que apresenta esta criação da autoria do dramaturgo Nuno Paulino e da sua companhia de teatro de rua, Artelier?, uma instalação de caráter espetacular, cinética e interativa, que cruza arte e ciência.
Esta escultura mecânica, que foi premiada nos Estados Unidos com o Burning Man - Honoraria Grant 2019, prémio que distingue as principais criações do maior evento de arte a céu aberto e de cultura do mundo, estará em exibição nos dois dias, entre as 14H30 e as 18H30. Haverá visitas guiadas e diversas oficinas de exploração ao universo da obra e simultaneamente aliadas à temática do espaço que acolhe o evento.
Nas noites de 12 e 13 de Setembro, às 21H30, terá lugar o momento alto deste evento, que será a performance "Rosa Pólvora - A burning man fire sculpture”, de Vídeo Arte e efeitos especiais, que vai mostrar como a peça foi exibida no deserto americano.
O público deve reservar a sua entrada para esta performance, que promete surpreender todos numa viagem entre a realidade documental ao universo "Burner" que a companhia viveu, bem como momentos de ficção e envolvimento nas temáticas da obra sobre questões contemporâneas.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação do auditório do Pátio do Enxugo (200 pessoas). Serão cumpridas todas as normas de acesso relativas ao COViD19 impostas pela Direção Geral de Saúde.