quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Terra Alta, de Javier Cercas

A Porto Editora publica Terra Alta, um policial intenso do espanhol Javier Cercas, vencedor do Prémio Planeta 2019. Nesta ocasião, a sua célebre obra Soldados de Salamina é também adaptada a novela gráfica  

 Com uma narrativa intensa e repleta de personagens memoráveis, Terra Alta é uma reflexão lúcida sobre a possibilidade de se fazer justiça e a legitimidade da vingança. Mas, mais do que tudo, é a epopeia de um homem em busca do seu lugar no mundo. Neste novo romance de Javier Cercas, um crime terrível abala a pacata comarca que lhe serve de título: os donos da sua maior empresa aparecem barbaramente assassinados. Quem toma conta do caso é Melchor Marín, jovem polícia e leitor voraz que chegou de Barcelona quatro anos antes. Sobre os ombros carrega um passado obscuro que o converteu numa lenda junto das forças policiais, mas que ele acredita ter enterrado sob uma vida feliz como marido da bibliotecária da povoação e pai de uma menina chamada Cosette, tal como a filha de Jean Valjean, o protagonista d’ Os Miseráveis, o seu livro preferido.

O livro estará disponível nas livrarias a 1 de outubro.

No mesmo dia é revelada a adaptação a novela gráfica de Soldados de Salamina, com guião, desenhos e colorido de José Pablo García. Em 2001, este título inaugurou uma época no romance espanhol, transformando-se num ruidoso bestseller com mais de um milhão de exemplares vendidos e traduções em numerosos países. Num recente inquérito do jornal El País, um painel de 50 críticos colocou-o entre os dez melhores livros da literatura de língua espanhola. Nele, Cercas criou uma forma de abordar a Guerra Civil de Espanha, construindo o seu relato sem apriorismos ideológicos. Um soldado republicano pôde matar um militar fascista, mas não o fez. Cercas transforma esse soldado que teve um gesto de piedade num herói. Os leitores fizeram o mesmo.

PVP: 17,70€