quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Há limites para a liberdade de manipular a genética?


Depois de 3,8 mil milhões de anos, a Humanidade está prestes a evoluir segundo novas regras. Com a atual revolução genética, o nosso ADN está a tornar-se tão legível e manipulável como as tecnologias da informação. Porém, à medida que começamos a desvendar o nosso próprio código genético, as escolhas que fazemos atualmente irão marcar a diferença entre testemunhar avanços espetaculares no bem-estar humano… ou entrar numa perigosa corrida às armas genéticas.

Bem-vindo aos laboratórios onde os cientistas estão a transformar a ficção científica em realidade. Caminhamos para um futuro em que as nossas mais profundas crenças, a moral, a religião e a política são desafiadas como nunca, e a essência do que significa ser humano está em jogo. Numa era em que somos capazes de projetar as crianças do futuro, prolongar o tempo de vida, criar vida a partir do zero ou recriar o mundo das plantas e animais, impõe-se a questão: Manipular Darwin?

Sobre o Autor

Jaime Metzl, é membro do consórcio Genome Project-Write e membro sénior do Atlantic Council. Em 2019, foi nomeado para o comité consultivo da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento de normas internacionais para a manipulação do genoma humano. Já trabalhou no Conselho de Segurança Nacional, Departamento de Estado, Comité para os Negócios Estrangeiros do Senado dos EUA e como consultor para os direitos humanos das Nações Unidas no Camboja. Vive em Nova Iorque e é um ávido triatleta e ultramaratonista Ironman.