Um conceito descomprometido localizado num antigo armazém no nº. 5 da Avenida D. Manuel I, mesmo junto ao Rio Tejo, abriu portas O Salineiro, o novo restaurante que promete dar que falar na já muito procurada Vila de Alcochete.
Espaço apelativo situado numa zona privilegiada da frente ribeirinha da Vila, O Salineiro é a elegância da tradição da boa e tradicional gastronomia portuguesa onde, entre outros, se destacam as carnes maturadas e os pratos de peixe fresco.
Noto que o bacalhau à Salineiro, cuja receita remonta aos tempos dos velhos salineiros de Alcochete que, na ausência de azeite (produto caro para a época), assavam o bacalhau com bacon, conferindo-lhe um sabor único é uma das estrelas da carta.
Merecem igualmente destaque os pratos de rabo de boi com guisado de grão, bochechas de porco preto com arroz de setas.
Durante a semana, além da habitual carta, as sugestões do chefe complementam as opções, sempre com pratos ao gosto dos clientes, casos do arroz de lingueirão, a massada de garoupa, a alheira de leitão, entre outras.
Já a carta de vinhos privilegia os vinhos das regiões de Setúbal e do Tejo, sem esquecer também os vinhos do Douro e Alentejo.
Com uma lotação de 120 lugares no interior (60 lugares com as restrições durante as restrições COVID), composto por uma sala ampla ideal para refeições individuais, em família ou em grupo, e um mezanino onde se pode desfrutar de uma refeição mais reservada em ambiente bastante acolhedor, dispondo também de uma esplanada no exterior com cerca de 40 lugares.