Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Greenland - O Último Refúgio
Um cometa prestes a colidir com a Terra faz temer o extermínio da vida no planeta. Para sobreviver, cidadãos seleccionados terão de conseguir um lugar num “bunker”, já preparado para o efeito, situado na Gronelândia. John e Allison Garrity estão a atravessar um momento delicado da sua relação quando se vêem perante a necessidade de encontrar refúgio. Totalmente focados em salvar a vida do filho de sete anos, o casal tudo fará para chegar à Gronelândia a tempo. Mas, para que isso seja possível, os três terão de escapar à fúria dos seus semelhantes que, em pânico, são capazes das maiores atrocidades.
Com realização de Ric Roman Waugh e argumento de Chris Sparling, um filme-catástrofe com Gerard Butler, Morena Baccarin, Roger Dale Floyd, Scott Glenn e Randal Gonzalez.
A Galeria dos Corações Partidos
Lucy, assistente de uma galeria de arte em Nova Iorque, nunca teve sorte no amor. A sua vida é um desfiar de histórias tristes que culminam inevitavelmente com o seu coração partido. Para além disso, tem mais uma estranha particularidade: gosta de coleccionar objectos ligados às pessoas que amou. Um dia, por um acaso do destino, a sua vida cruza-se com a de Nick, um homem gentil com quem tem uma ideia muito original: criar uma Galeria dos Corações Partidos, onde todos possam colocar tesouros emocionais difíceis de largar. A ideia transforma-se num grande sucesso, motivando pessoas a superar os desgostos de amor e encontrar formas de avançar com as suas vidas – entre elas, a própria Lucy.
Com realização e argumento da estreante Natalie Krinsky, uma comédia romântica com a participação dos actores Geraldine Viswanathan, Dacre Montgomery, Utkarsh Ambudkar, Molly Gordon, Phillipa Soo, Arturo Castro, Suki Waterhouse e Bernadette Peters, entre outros.
Verão de 85
A acção decorre durante o Verão de 1985, na Normandia (França). Quando está quase a afogar-se, depois de se ter afundado o barco onde se encontrava, Alexis, de 16 anos, é salvo por David, de 18. O episódio vai dar início a uma relação de grande cumplicidade entre ambos, mas também obrigá-los a tomar decisões difíceis, que terão um enorme impacto nas suas vidas.
Adaptação da obra “Dance on My Grave”, da autoria do britânico Aidan Chambers, este filme tem assinatura de François Ozon ("Sob a Areia", "Swimming Pool", "O Tempo Que Resta", "Dentro de Casa", “O Amante Duplo”, “Graças a Deus”). As actuações ficam a cargo de Félix Lefebvre, Benjamin Voisin, Philippine Velge, Valeria Bruni Tedeschi, Melvil Poupaud e Isabelle Nanty.