Desde 2016, a Mercedes-Benz ofereceu aos seus clientes a opção de instalação do Mercedes me Adapter em veículos mais antigos sem sistema de conectividade, designadamente os modelos produzidos a partir de 2002. A ligação do adaptador com um smartphone significa que os serviços de conectividade já não estão reservados exclusivamente a clientes de novos veículos. Até à data, mais de meio milhão de veículos em todo o mundo foram equipados com o adaptador. Em Portugal, desde o seu lançamento no 4º trimestre de 2016, já foram ativados mais de 13.000 veículos. Os automóveis equipados com o adaptador circulam agora nas estradas de um total de 33 mercados na Europa e na região Ásia/Pacífico. Este ano serão adicionados mais três mercados, nomeadamente a Estónia, Lituânia e Chipre.
Dados do veículo e serviços comodamente disponíveis no smartphone do utilizador
A ativação requer a instalação do Mercedes me Adapter, uma conta de utilizador Mercedes me e uma ligação à Mercedes me Adapter App. Os dados armazenados no veículo são lidos e carregados na app através do sistema Bluetooth®. A app oferece aos proprietários de veículos Mercedes-Benz várias funções de quatro principais áreas: o meu veículo, mobilidade, estatísticas e serviço. O localizador integrado de postos de abastecimento de combustível e de lugares de estacionamento está entre as funcionalidades mais utilizadas pelos clientes, com uma média de acesso de 150.000 vezes por semana. Esta função apresenta os postos de abastecimento de combustível na proximidade do local onde se encontra o utilizador, os respetivos preços dos combustíveis e o horário de funcionamento, e indica os lugares de estacionamento disponíveis nos parques de estacionamento na proximidade, incluindo os respetivos tarifários. O telediagnóstico é outra função das mais utilizadas, que através da app emite uma mensagem de aviso para alertar diretamente o utilizador sobre quaisquer avarias ou assuntos importantes relacionados com o veículo. Nos seus smartphones, os clientes podem manter o controlo de todos os assuntos importantes relacionados com o veículo – desde o baixo nível do óleo, a baixa tensão da bateria até à pressão crítica dos pneus. A app informa automaticamente o Concessionário quando o veículo necessita de um serviço. Através da app, os clientes podem marcar online uma visita e contactar o respetivo parceiro de serviço e uma linha de apoio disponível 24 horas, diretamente no smartphone ou por correio eletrónico.
Além das funcionalidades que tratam dos assuntos do quotidiano como lugares de estacionamento, reabastecimento de combustível e navegação, a Mercedes me Adapter App também fornece informação ao proprietário sobre o veículo e os serviços. Vários dados como o nível de combustível, a temperatura do óleo do motor, ou a temperatura do ar de admissão são ilustrados na funcionalidade conhecida como Cockpit. O estilo de condução individual é analisado através da funcionalidade Driver Score. Esta funcionalidade regista o comportamento de aceleração e de travagem do condutor para permitir uma condução confortável e económica. As viagens anteriores e as paragens para reabastecimento de combustível podem ser visualizadas na área Statistics - a lista pode ser exportada e servir como base para a criação de um registo. A app lembra automaticamente o utilizador quando for necessário verificar a pressão dos pneus, o nível do óleo do motor, ou quando tiver chegado o momento para a realização do próximo serviço de manutenção, indicando o tempo e a quilometragem restantes.
Melhor Experiência de Cliente 4.0: requisitos dos clientes na era digital
O Mercedes me Adapter é uma componente importante da iniciativa de vendas "Melhor Experiência de Cliente 4.0" na divisão Mercedes-Benz Cars. Com a "Melhor Experiência de Cliente 4.0", a Mercedes-Benz concentra a sua atenção na mudança das necessidades dos clientes na era digital. Sempre que pretenderem entrar em contacto com a Mercedes-Benz, independentemente da hora, do local ou do canal de comunicação utilizado, os clientes devem sentir uma experiência de luxo contínua e cómoda. É por essa razão que a Mercedes-Benz está continuamente a combinar o concessionário com os canais digitais e a redesenhá-los com inovadores conceitos de loja e de local. Ao mesmo tempo, juntamente com os seus parceiros de venda, a empresa prevê atingir um quarto das vendas totais de veículos ligeiros de passageiros através de canais online até 2025. A digitalização das vendas também inclui os negócios de oficina e de após-venda: a Mercedes-Benz prevê que 80% de todas as visitas de serviço sejam marcadas online até 2025. Os clientes irão receber ofertas personalizadas e sugestões de visita, as quais podem facilmente aceitar com o simples pressionar de um botão.