A chegada a este número tão simbólico era esperada para 2020 e reflete o sucesso acumulado do projeto desde a inauguração do Museu, há quase sete anos
O Tour FC Porto já acumula um milhão de visitas desde a inauguração do Museu FC Porto, em 28 de setembro de 2013. A chegada a este número surge de acordo com as expetativas do Museu para 2020 e reflete o sucesso do projeto que também afirma a centralidade do Estádio do Dragão como uma das principais referências turísticas do Porto e da Região Norte do país.
Num ano de profundas adversidades, resultantes da pandemia da covid-19, o Museu e o Estádio do Dragão continuam a ser atrações favoritas de quem reconhece na cidade Invicta um destino de confiança. Aliás, o próprio Museu FC Porto concorre para essa segurança, funcionando com todas as regras e recomendações das autoridades de saúde, razão pela qual obteve as garantias Clean & Safe (Turismo de Portugal) e Safe Travels (World Travel & Tourism Council).
O primeiro milhão de visitas fica associado à entrada do portista Luís Almeida na exposição permanente do Museu, acompanhado por Inês Almeida. “Foi uma surpresa e é um orgulho. Nunca pensei ficar na história do museu do meu clube”, afirmou, iniciando o Tour FC Porto com as emoções em azul e branco ainda mais acentuadas pela oferta de uma camisola do FC Porto customizada e de um exemplar do livro A Pele do Dragão.
Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto, assinala o primeiro milhão de visitas Tour FC Porto com “os sentimentos felizes que acompanham este projeto deste o primeiro momento. A ambição, o rigor, a paixão e a competência são pilares do FC Porto e, obviamente, do Museu, e sem eles não tínhamos o reconhecimento que, para lá do plano desportivo, nos distingue como uma das principais atrações turísticas e culturais do Porto e do Norte de Portugal. Esperávamos chegar a este número em 2020, mas alcançá-lo num ano que, de repente, se tornou tão difícil para o Mundo, reforça a nossa alegria e o nosso sentido de responsabilidade”.
Quase a celebrar sete anos de existência, o Museu FC Porto renovou, no passado mês de agosto, o prémio Travellers Choice, atribuído pelo TripAdvisor. A mesma distinção também foi novamente entregue ao Estádio do Dragão, sendo que as duas estruturas acumulam Certificados de Excelência da mesma plataforma, na qual ocupam um lugar no top 10 das atrações da cidade do Porto. Além disso, o Museu lidera no ranking TripAdvisor de museus da Região Norte, sem esquecer que já foi distinguido como um dos cinco principais museus do país.
A relevância do Museu FC Porto mede-se, assim, pelo reconhecimento do público e de instituições de referência. Aos prémios Inovação e Criatividade 2015, Parceria 2019 (Histórias na Cidade) e Informação Turística 2019 (Rota do Dragão), atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), o Museu soma a presença entre os finalistas de 2016 dos EMYA (Prémio Museu Europeu do Ano), além de ser pioneiro como membro afiliado da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas.