sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Pin My Places estreia no D. Maria II

Pin My Places, encenação de Rui Horta a partir do texto de Mariana Ferreira, tem estreia marcada na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II a 1 de outubro, onde permanecerá em cena até dia 16 do mesmo mês.

Pin My Places foi escrito por Mariana Ferreira no âmbito do Laboratório de Escrita para Teatro 2019 do D. Maria II e relata um obsessivo percurso mental pelo Google Maps, um universo onde quase tudo é possível sem se sair da cadeira, um revisitar espacial e temporal das memórias, onde cada percurso que se faz é quase sempre ao lado daquele que se imagina.

Sinopse

Bem vindas e bem vindos ao Pin My Places, uma viagem que estou a fazer mais ou menos há um ano até agora, até este exato momento. Assim começa a viagem por onde nos leva o texto de Mariana Ferreira.

De uma atualidade surpreendente quando se percebe que foi escrito antes desta pandemia, Pin My Places relata um obsessivo percurso mental pelo Google Maps, um universo onde quase tudo é possível sem se sair da cadeira, um revisitar espacial e temporal das memórias, onde cada percurso que se faz é quase sempre ao lado daquele que se imagina. Uma viagem onde apenas se conhece o ponto de partida, deambulando pelos mapas digitais e pelas cartografias de um percurso sinuoso, banal, às vezes com contornos de thriller, mas sempre pousado em si. 

Perder-se para se reencontrar é algo que o coreógrafo Rui Horta conhece bem. Ao abordar este texto como encenador, viu-se a si mesmo confrontado com tantas das suas viagens deslocadas para o espaço cénico imóvel da máquina do tempo que é o teatro. Tal como nesta última frase do texto, devolvida pelo reflexo, que nos remete para o lugar da partida: Vejo o meu reflexo na montra do café. Tenho vestida uma camisola amarela.